Para manter e multiplicar esta planta conhecida por suas lindas flores, nem sempre é necessário ir à floricultura para substituí-las. Você pode cultivá-los quantas vezes quiser com estes métodos simples, econômicos e eficazes.
Estas lindas flores para oferecer ou contemplar podem ser guardadas indefinidamente. Para cultivar esta planta é preciso ter rigor e paciência sem ser um profissional de jardinagem. Cultive suas próprias orquídeas e evite comprar novas.
É possível cultivar novas orquídeas sem substituí-las
Florir e cortar suas orquídeas é fácil, desde que você tenha algum conhecimento botânico. Com gestos simples , você poderá presenciar o novo desabrochar dessas lindas flores coloridas. Graças a esta técnica você poderá reviver sua orquídea plantada no solo ou em vaso.
Leia também: Como cuidar das raízes das orquídeas?
Estas flores, símbolo de fertilidade, são plantas resistentes que podem ser caprichosas na hora de fazê-las florescer! No entanto, eles ainda são fáceis de cultivar com um pouco de método. As orquídeas são uma família amplamente distribuída, com uma população de quase 25.000 espécies. As mais encontradas em floristas são as Phalaenopsis, que se distinguem pelas pétalas grossas.
O keiki: para cultivar novas orquídeas
Para não ter que substituir essas lindas plantas de interior, é possível fazê-las florescer novamente. O segredo para testemunhar o crescimento de novas folhas: keiki. Esta última é uma muda presente no caule desta flor que pode crescer em um vaso plástico. Permite que a orquídea floresça sem polinizadores. Se você não vir nenhum em sua flor , você sempre pode cultivá-los para observar uma multiplicação de botões.
Como fazer crescer essa muda presente nos caules?
Se você não vir o keiki após a floração, poderá cultivá-lo sozinho. Para isso, será necessário cortar o caule logo acima do colo da planta para que a muda possa emergir. Ao notar que já atingiu 4 ou 5 centímetros, você pode transplantar uma orquídea para replantar no mesmo vaso. Para um crescimento ideal das plantas, você precisará seguir as dicas de cuidados com as plantas. Comece cortando até 5 centímetros desse pedaço de caule e depois plantando. Para fazer isso, as raízes precisarão ser inclinadas para baixo e levemente cobertas com terra. O caule da flor também deve estar no solo para estimular um novo crescimento.Quando você tiver cultivado esta muda com sucesso, poderá colocá-la em um vaso separado da orquídea original.
Leia também: Como propagar orquídeas a partir de caules de flores?
Você pode fazer suas orquídeas florescerem novamente com mudas
Você pode testemunhar o surgimento de botões cortando estacas, ou seja, pedaços de suas plantas com flores. Para começar, você precisará de um tanque impermeável de 8 centímetros de profundidade no qual colocará areia ou musgo esfagno para umedecê-lo. O primeiro passo é cortar o caule a 30 centímetros da planta com uma faca afiada. Em seguida, divida este último em pedaços de 7 centímetros certificando-se de que cada seção tenha um botão. Certifique-se de colocar a areia na bandeja e colocar os pedaços da orquídea Phalaenopsis ou de qualquer outra espécie no recipiente que irá cobrir com plástico. Para reiniciar o crescimento desta flor, coloque-a longe do sol, de preferência em local a 15 graus Celsius. Depois de algumas semanas, você pode expor a plantação a uma temperatura de 24 a 30 graus. Você precisará regar a planta com moderação todos os dias. Depois de observar os botões e raízes, você pode cortar pedaços da orquídea novamente. Para multiplicá-los, você terá que replantá-los em pequenos recipientes nos quais colocou solo vulcânico, casca de espagno e musgo sobre os quais foi derramada uma pequena quantidade de água. A planta precisará ser replantada com os brotos voltados para cima e as mudas devem ser cultivadas em um local claro e protegido do sol. Para testemunhar o crescimento rápido de flores pequenas, mantenha a orquídea em local úmido. A rega deve ser diária, mas leve, para que o solo seja fértil.
Leia também: Como fazer as orquídeas florescerem o ano todo? Adicione um único ingrediente à água de irrigação