Orquídea Phalaenopsis – Aqui está o erro mais mortal que você corre o risco de cometer. Você corre o risco de jogar fora a planta após 7 dias.
Uma das flores de inverno mais bonitas para se ter em casa é a orquídea phalaenopsis : as condições ambientais e as baixas temperaturas do inverno nem sempre ajudam muito para o crescimento exuberante da planta.
Portanto, é muito importante seguir os bons truques de viveiristas experientes e evitar erros que podem ser fatais para a boa sobrevivência da cultivar. Quais são os erros que não devem ser cometidos no cuidado e cultivo desta planta herbácea perene? Vamos descobrir.
Orquídea: uma planta perene que dá um toque de elegância
A orquídea é uma planta herbácea perene pertencente à família “ Orchidaceae ”, que ajuda a dar um toque de elegância e classe ao ambiente da sua casa. Como todas as plantas florais, a orquídea necessita de cuidados e atenção especiais. Existem vários erros que podem ser letais e comprometer a beleza e a saúde da planta. Esses são os erros que você não deve cometer.
Orquídea: aqui estão os erros mais comuns
Existem erros comuns que, se cometidos, podem causar a deterioração da planta herbácea perene.
- Pote de plástico errado
Um dos erros mais comuns é transferir a orquídea para um vaso de plástico . É bom optar por um vaso transparente onde as raízes das orquídeas fiquem mais fortes e saudáveis. O vaso transparente permitirá monitorar o estado das raízes da planta.
- baixa umidade
Para que sobreviva, a umidade é essencial para o crescimento exuberante da orquídea. Manter a planta perene onde o ar está seco pode causar sua morte. O nível de umidade não deve ser inferior a sessenta pontos percentuais: o banheiro e a cozinha são os dois melhores e mais úmidos locais para guardar a orquídea.
- luz do sol direta
Outro erro comum é manter a orquídea exposta à luz solar direta . A orquídea é uma planta tropical que adora ficar na sombra e não entrar em contato direto com os raios solares, que podem danificar e ressecar as folhas verdes brilhantes. Mesmo os botões das orquídeas, uma vez danificados pelos raios solares, não crescem mais. O bom conselho dos viveiristas é colocar a orquídea na sombra, onde a luz solar a atinge indiretamente.
- Fertilizante inadequado
Outro erro comum é fertilizar a planta com fertilizante inadequado . A planta herbácea perene deve ser adubada com produtos específicos que possuam maior quantidade de nitrogênio que K e fósforo. Um bom equilíbrio químico é alcançado seguindo a fórmula de 30,10,10 ou 10 partes de fósforo, dez partes de potássio e trinta partes de nitrogênio. Se o fornecimento de nutrientes for desequilibrado, é fácil para a planta tropical sofrer um processo degenerativo.
Esses são os erros mais comuns que não devem ser cometidos ao cuidar e cultivar uma orquídea em casa.