Tradicionalmente utilizado na culinária, o alecrim é também uma planta aromática rica em benefícios para a saúde. Foi utilizado na antiguidade como remédio natural, e a seguir listamos suas principais propriedades terapêuticas.
Ao alecrim foram atribuídas propriedades digestivas e capazes de estimular a circulação sanguínea. Na Grécia antiga utilizavam-se esta planta para melhorar as funções mentais, e hoje alguns estudos comprovaram esta propriedade.
Na verdade , o alecrim contém componentes como flavonóides e taninos que estimulam a memória e a circulação sanguínea no cérebro.
Além disso, o óleo essencial de alecrim possui inúmeras propriedades biológicas, especialmente antibacterianas, antifúngicas, inseticidas e anticancerígenas. É utilizado na produção de cremes e pomadas para o tratamento de dores articulares e musculares.
Mas são as suas propriedades antioxidantes que atraem o interesse de numerosos estudos científicos. O alecrim contém compostos que podem prevenir o estresse oxidativo, por isso seu extrato é utilizado como aditivo alimentar para preservar a vida útil dos alimentos, como alternativa aos sintéticos.