A que temperatura as cortinas devem ser lavadas? Aqui está o erro que você não deve cometer!

Além de deixar o ambiente mais amigável, longe de olhares indiscretos ou nos protegendo de muito calor, as cortinas também dão o toque final na decoração da sala ou do quarto. O problema, devemos admitir, é que tendemos a esquecê-los e a negligenciar a sua limpeza. Porém, ao contrário do que você imagina, eles também ficam sujos com o tempo. É também um verdadeiro ninho de poeira e manchas escuras. Quais são os cuidados de lavagem para não danificar as cortinas? Nós contamos tudo para você.
Lavar cortinas pode parecer fácil, mas a tarefa não é tão trivial assim. E por uma boa razão, existe uma variedade tão grande de padrões e tecidos que você corre o risco de cometer erros rapidamente. Para limpar adequadamente suas cortinas sem danificá-las, primeiro você deve determinar se elas são de linho natural, veludo, material sintético ou opaco. Observe que alguns tecidos são mais frágeis do que outros e podem encolher , descolorir ou desfiar.

Resumindo, limpar cortinas não é pouca coisa. Devemos, portanto, ser cautelosos e prestar um pouco mais de atenção a isso. Para evitar possíveis transtornos, a melhor forma é consultar a etiqueta do fabricante para definir claramente as condições de lavagem. Caso não encontre essa indicação, procure saber qual é a composição do tecido das suas cortinas. É isso que permitirá definir qual tipo de lavagem será mais adequada.

Como manter e lavar adequadamente as cortinas de sua casa?
cortina de sala
Às vezes, por mais que mantenhamos as janelas do quarto abertas, ainda descobrimos que o quarto está um pouco escuro e há um cheiro de mofo. Os responsáveis ​​por essa sensação não são outros senão as cortinas sujas, carregadas de poeira e outras bactérias teimosas que podem contaminar o interior da casa. É por isso que você precisa lavá-los regularmente.

Porém, se não forem lavados corretamente, o tecido pode degradar-se e levar-nos a trocá-lo e, portanto, incorrer em gastos desnecessários. O que claro é indesejável, principalmente se os modelos de cortina que você gosta são muito caros. O melhor ainda é manter adequadamente as cortinas antigas, renovando-as!

Antes de usar a máquina de lavar , a primeira coisa a fazer é certificar-se do material de fabricação para aplicar o ciclo de lavagem mais adequado. É especialmente importante levar em consideração a temperatura em que deverá lavar as cortinas. Normalmente, as cortinas mais comuns nas residências são de algodão, linho, seda ou tecido sintético. Logicamente, todas essas informações já estão no rótulo do produto, que você deve guardar, para seguir as instruções ao pé da letra.

Para remover manchas sujas de cortinas, água e sabão serão particularmente eficazes. Mas atenção, aposte sobretudo no detergente certo!

Detergente em pó, o inimigo número 1 das suas cortinas
remova a cortina
Sua cortina tem estampa? Acima de tudo, não utilize detergentes em pó porque, na maioria das vezes, este tipo de produtos contém substâncias branqueadoras que podem descolorir as suas peças. Portanto, é melhor focar no sabão e no detergente líquido para evitar surpresas desagradáveis. Como bônus, suas cortinas não secarão ao sol.

Voltando à escolha da temperatura da máquina de lavar, como mencionamos acima, esta varia de acordo com o material de que são feitas as cortinas.

Aqui estão algumas regras básicas:
Não encha demasiado o cesto do aparelho para evitar que as cortinas se dobrem facilmente no interior.
Em geral, a temperatura da água não deve ultrapassar os 50°C e é importante que a máquina tenha um programa mínimo de prensagem ou centrifugação.
Para o algodão opte por um programa de lavagem delicado (30°C), as cortinas brancas podem atingir até 40°C.
Existem diversas variedades de cortinas de linho, mas na maioria das vezes é aconselhável aplicar um ciclo de lavagem a 30°C e uma centrifugação a 400 rpm. Mais robusto, o pano de linho pode ser lavado a 40°C.
O cetim perde o brilho se for lavado em temperaturas muito altas ou com detergentes agressivos.
Cortinas pintadas à mão, em cores naturais (não sintéticas ou químicas), só devem ser lavadas à mão, de preferência com sabão de Marselha.
Mergulhe rapidamente as cortinas de tule em uma tigela com água morna, na qual foi dissolvido um pouco de sabão. Não os esfregue.
Cortinas sintéticas, principalmente as mais transparentes, necessitam de temperatura de 30°C.
As peças de seda são definitivamente as mais frágeis – primeiro você precisa ter certeza de que essas cortinas são laváveis ​​com água, porque a maioria é lavada a seco. No entanto, a temperatura não deve ultrapassar os 30°C e a centrifugação não é recomendada.
Após a lavagem, deve-se tentar, tanto quanto possível, pendurar as cortinas na horizontal para que fiquem bem esticadas para evitar rugas e dobras. Se quiser passá-los, faça-o na hora, ainda um pouco úmidos, usando o ferro em temperatura baixa (sem vapor!).