Todos nós precisamos de ácido fólico . É uma vitamina do grupo B, também chamada de vitamina B9, folato ou folacina. Foi descoberto na década de 1940 e seu nome vem do latim “folium” (folha). Neste artigo listamos os benefícios do ácido fólico e explicamos porque ele não pode faltar em nossas vidas.
Suas funções são amplas e protege mulheres e homens de todas as idades. Protege as células saudáveis, previne a anemia, ajuda a controlar a pressão arterial elevada, promove a formação do sistema nervoso, é adequado para tratar os sintomas da menopausa e reduz o risco de desenvolver cancro do cólon e, em alguns casos, cancro da mama.
Ácido fólico
O ácido fólico é muito importante para mulheres em idade fértil ou durante a gravidez, pois protege o feto de malformações e, assim, reduz o risco de parto prematuro. O ácido fólico ingerido através dos alimentos é absorvido no intestino delgado e distribuído pelo sangue para todos os tecidos. Temos depósitos de ácido fólico no fígado e uma pequena quantidade é produzida pelas bactérias que compõem a flora intestinal.
A necessidade de ácido fólico varia dependendo da idade e da condição fisiológica. A partir dos 16 anos são recomendados 400 microgramas por dia, para mulheres grávidas 600 microgramas e para mães que amamentam 500 microgramas por dia.
Existem muitas fontes de ácido fólico, e abaixo as listamos em ordem de quantidade: fígado de frango, espinafre, feijão, fígado bovino ou suíno, alface, ervilha, beterraba, laranja, brócolis, tomate, lentilha, couve-flor, ovos, manga, amoras, repolho, abacate, pão integral, abacaxi, leite integral, iogurte, batata, arroz, sardinha, carne bovina, peito de frango e asas.
O ácido fólico é sensível à luz e ao calor e até 40% da vitamina pode ser perdida quando os vegetais são cozidos. Infelizmente, é difícil obter todo o ácido fólico necessário através dos alimentos, por isso a ingestão de suplementos dietéticos também é recomendada para mulheres em idade fértil ou durante a gravidez.