Graças às suas propriedades, as folhas de figueira acompanham a medicina tradicional há séculos. Os nossos antepassados desfrutaram dos seus grandes benefícios no tratamento de muitas patologias, incluindo diabetes, doenças cardiovasculares e degeneração muscular.
O que há de especial nas folhas de figueira ? A sua complexa composição química permite que estas folhas sejam úteis no tratamento de condições e doenças como tosse, dor de dente e inflamação das gengivas, simplesmente gargarejando com água morna.
Além disso, a infusão de folhas de figueira é excelente para diminuir a hipertensão, tratar tosses e dores de dente. Coloque meia folha de figueira picada em uma xícara de água fervente.
Esta planta possui ótimas propriedades adstringentes, sendo ótima para regular hormônios e lipídios (gorduras). Além disso, graças aos seus efeitos, inibe processos celulares degenerativos, como os associados a problemas musculares e ao cancro.
Entre suas propriedades mais importantes, vale destacar as propriedades antidiabéticas. As folhas de figueira reduzem a quantidade de insulina que as pessoas diabéticas necessitam.
Vários estudos demonstraram que as folhas de figueira são eficazes na redução dos triglicerídeos no sangue, uma das principais causas da formação de placas nas artérias e, portanto, da hipertensão e da arteriosclerose. As folhas de figueira são ricas em fibras e potássio.
Uma ótima maneira de consumir folhas de figueira é ferver um pedaço em uma panela cheia de água por alguns minutos. Deixe esfriar por pelo menos 20 a 30 minutos antes de beber.