Bambu, a planta favorita dos pandas

É uma planta que muitos sabem ser a comida preferida do animal mais fofo do planeta, o panda. Porém , o bambu é muito mais. É uma planta maravilhosa hoje muito apreciada como planta de interior. Vamos ver como cultivar em casa da maneira correta.

Principais características do bambu
cuidado de bambu
Folhas de bambu – Pexels – arancionergia.it
O bambu é uma planta tropical invasora que pode atingir até 40 metros de altura. É nativo das áreas da África, Ásia, América e Oceania e é dividido em várias espécies, incluindo bambu trepador, canas de bambu e bambu em cacho. Ela cresce muito rapidamente e se multiplica com muita facilidade, criando verdadeiras florestas de bambu.

Fatos interessantes sobre o bambu
manutenção de bambu
Canas de bambu maduras – Pexels – arancionergia.it
Todos sabemos que o bambu é a refeição preferida do panda, mas esta não é a única curiosidade a saber sobre esta planta. Por exemplo, o recorde de crescimento do bambu foi alcançado no Japão, onde uma cana cresceu 1 metro em apenas um dia. Apesar da velocidade de crescimento, a floração é muito lenta. Na verdade, algumas espécies podem levar até 100 anos para florescer . Antigamente, as varas de pesca eram feitas de bambu devido à alta flexibilidade e resistência desta madeira. Muitos produtos hoje são feitos de bambu, explorando seu pó , abandonando assim o plástico. Porém, este não é o único uso que se faz desta planta atualmente. Hoje o bambu é um dos principais materiais utilizados na arquitetura verde.

Informações úteis para o cultivo de bambu
bambu cultivado
Bambu não podado corretamente – Pexels – arancionergia.it
Posição
Antes de decidir cultivar um bambu você precisa se certificar de que mora em um local de clima temperado , pois se trata de uma planta tropical. Alternativamente, você pode cultivar bambu em vasos dentro de sua casa, em um local bastante quente e úmido, como o banheiro. Tenha cuidado, entretanto, para colocá-lo longe das janelas.

Chão
Muitas vezes esta planta é vendida na forma de um único raminho de bambu que é simplesmente cultivado num vaso cheio de água . Desta forma o cultivo será muito simples e a planta ocupará muito pouco espaço. Alternativamente você pode plantá-la em um pequeno vaso com solo rico em matéria orgânica e substrato argiloso.

Rega
Se você decidir cultivá-lo em água, precisará trocá-la uma vez por semana. Se, no entanto, você preferir o cultivo clássico em vasos, terá que molhar o solo uma vez a cada dois dias, mas evite deixar a água estagnar.

Poda
É bom lembrar que o bambu é uma planta invasora e como tal deve ser mantida sob controle com podas. É então realizada a orla , ou seja, a retirada dos rizomas que se espalham demais em várias direções. Os ramos mais longos podem ser removidos duas vezes por ano.

Fertilização
Não é necessário fertilizar o bambu se for cultivado em solo pleno. Porém, em vasos será necessário ocasionalmente, utilizando um fertilizante natural. Por exemplo, você pode usar este método.

Multiplicação
O bambu pode ser multiplicado por semeadura ou por propagação por rizomas . Semear é um pouco mais simples, pois bastará colher algumas sementes da planta para semear na primavera, quando passar o frio. As sementes devem ser colocadas a uma distância de 40 cm uma da outra.

Doenças e parasitas
Como muitas outras plantas, o bambu está sujeito a ataques de ácaros e cochonilhas . As infecções fúngicas também afetam esta planta e são reconhecíveis por uma penugem cinza que começa a crescer na planta.

Benefícios do bambu
Hoje o bambu é consumido por causa de seus benefícios . Especificamente, estamos falando de brotos de bambu, muitas vezes consumidos crus em saladas. São ricos em fibras e vitamina B, por isso são frequentemente integrados na dieta para melhorar a função intestinal.

Conclusões
O bambu é, portanto, uma planta muito simples de cultivar em casa. Não necessita de muitos cuidados e por isso é perfeita como a primeira planta a crescer quando se aproxima o hobby da jardinagem.