A nossa cozinha tradicional é rica em ingredientes especiais, cujas fantásticas propriedades são utilizadas em muitas práticas. Como muitas vezes acontece, nem sempre temos consciência das propriedades extremamente importantes que possuem os produtos que a natureza nos dá. Na maioria das vezes somos estupidamente atraídos por produtos altamente publicitados, muito caros e, na sua maioria, ineficazes, mesmo na cozinha. Entre as culturas mais frequentes nos jardins da nossa bela península, lembramos a salsa, o aipo, o alecrim, a sálvia, o louro e por último, mas não menos importante, o manjericão. Este último cultivo é realmente muito difundido, mesmo quem não tem disponibilidade de um pequeno terreno tem pelo menos um pé de manjericão no parapeito da janela da cozinha. Não é verdade?
Pois bem, o manjericão é uma planta cujas folhas são muito utilizadas na nossa culinária, em todas as regiões. Capaz de conferir aos nossos pratos não só sabor, mas também cor e, portanto, vivacidade, tornando-os verdadeiramente inimitáveis e saborosos. O manjericão é usado principalmente no verão, as folhas desta esplêndida planta enfeitam os nossos jantares e almoços de verão à beira-mar, mas é bom lembrar que é uma pena usá-lo apenas em uma estação do ano. O manjericão, aliás, pode ser facilmente utilizado mesmo no inverno, da mesma forma, para dar sabor e colorir os nossos preciosos pratos.O que nem todo mundo sabe, porém, é que além das folhas é possível, e até recomendado, usar outra parte dessa planta: vamos descobrir qual imediatamente.
Manjericão: use também esta parte, tão preciosa quanto o ouro. Vale muito na cozinha
planta de manjericão: não use apenas as folhas. Há outra parte que vale seu peso em ouro
Manjericão – planta – Pixabay -OrizzontEnergia.it
Aposto que você está curioso, certo? Quando cozinhamos, como dissemos anteriormente, tendemos a utilizar única e exclusivamente as folhas verdes e perfumadas do manjericão. Todo o resto é comumente descartado e jogado fora. Esse hábito é muito errado e estamos aqui para explicar o porquê. Há uma parte específica do manjericão que é considerada tão preciosa quanto o ouro e é muito simples, além de excelente, de reaproveitar à mesa . Sobre o que estamos conversando? Do topo do galho, aquele que comumente, no final do ciclo de vida, fica repleto de pequenas flores. Você sabe? Essa parte da planta é chamada de “orelha”, sua peculiaridade é que podem ser secas para reaproveitamento no futuro.
Na verdade, as folhas de manjericão não necessitam de secagem, pois com este processo perderiam as suas propriedades, sabor e aroma. As pontas, porém, as espigas, podem ser facilmente secas para depois serem utilizadas, fora de época, para dar aos nossos pratos o mesmo sabor especial das folhas de manjericão, aquelas que tanto nos lembram o verão e às quais nos referimos. estão, em termos culinários, intimamente relacionados. Na verdade, as orelhas contêm óleos essenciais cujas propriedades permanecem intactas apesar do processo de secagem. Uma forma simples e útil de aproveitar outras partes que compõem o nosso manjericão, para evitar que acabe injustamente no lixo: seria uma pena!