Câncer de cólon: veja por que isso acontece e o que fazer para evitá-lo

O câncer de cólon é uma doença generalizada: estima-se que aproximadamente 1 em cada 15 pessoas irá desenvolvê-lo durante a vida. O câncer de cólon pode ser mortal e afeta o intestino grosso. Com o diagnóstico precoce, as chances de recuperação são altas. Este tipo de câncer pode ser prevenido mudando seu estilo de vida e tomando medidas simples.

Cardo leiteiro . Um ingrediente ativo no extrato de cardo leiteiro (silimarina) ajuda a destruir cerca de 25% das células anormais do cólon, de acordo com um estudo dos EUA. Este composto ativa enzimas que forçam a autodestruição das células pré-cancerosas.

Milho e ovos . O milho é uma rica fonte de luteína, um pigmento amarelo que promove a divisão das células intestinais, reduzindo o risco de câncer de cólon. Recomendamos um consumo diário de aproximadamente 90 gramas de milho. A mesma quantidade de luteína está contida em dois ovos.

Cúrcuma . A curcumina, composto presente na cúrcuma, tem poderosa ação antitumoral. De acordo com um estudo da Universidade de Louisiana, uma pitada de açafrão por dia pode nos ajudar a prevenir o câncer de cólon.

Romã . Comer um punhado de sementes de romã por dia ou beber 250 ml de suco de romã pode reduzir o risco de câncer de cólon. O ácido elágico contido nesta fruta alivia a inflamação intestinal, que muitas vezes causa danos às células do cólon.