Catalunha, imperdível entre as hortaliças: benefícios e cultivo

Quase nunca se ouve falar dele e, no infinito mundo dos vegetais, raramente é cozinhado. Mesmo assim, a Catalunha é um dos vegetais com propriedades mais incríveis de todos , tanto que é considerado um superalimento . Tem muitos benefícios para o nosso corpo, por isso merece ser descoberto, cultivado, cozinhado e, obviamente, consumido à mesa.

A chicória da Catalunha, também chamada de chicória da Catalunha, ou chicória de espargos, é um vegetal aliado da nossa saúde . É uma planta de folhas verdes pertencente à família Composite , com sabor ligeiramente amargo . Este vegetal é muito versátil, pode ser cozinhado de várias maneiras e usado em vários pratos. Suas propriedades são excepcionais, tanto que é recomendado por muitos médicos.

As propriedades da Catalunha, um vegetal com inúmeros benefícios: o seu cultivo

Catalunha Colhida (Canva) – Orizzontenergia.it
Fonte preciosa de antioxidantes, vitaminas e minerais , a Catalunha possui grandes quantidades de vitamina K, útil para a coagulação do sangue e proteção óssea. Conforme destacado por um estudo realizado pelos Institutos Nacionais de Saúde , apenas uma porção da Catalunha fornece a necessidade diária de vitamina K que nosso corpo necessita.

Minerais como cálcio e magnésio fortalecem os ossos , previnem todas as doenças relacionadas à degradação óssea, como a osteoporose, enquanto as fibras protegem o coração , reduzem o colesterol ruim (LDL) e diminuem o risco de doenças cardíacas. Os antioxidantes ajudam a prevenir a inflamação crônica, por isso a catalunha é um antiinflamatório natural .

Legumes colhidos em cestos de vime (Canva) – Orizzontenergia.it
Um superalimento útil para reduzir o risco de doenças , como diabetes, obesidade e doenças cardíacas, como fica evidente em pesquisas publicadas na revista científica Nutrients . Consumir este vegetal regularmente é certamente um bom hábito . O cozimento a vapor, como sabemos, é a melhor forma de absorver todos os nutrientes , pois, através deste método de cozimento, as propriedades não se dispersam.

Não há realmente nenhuma desculpa para não trazer isso para a mesa. Inserida no contexto de uma alimentação saudável e equilibrada, a Catalunha é um alimento incrível. Uma salada pertencente à família da chicória, que pode ser um excelente acompanhamento. É consumido cozido no vapor, cru em saladas, em caldos, salteado na frigideira. Seu cultivo é simples , resiste a baixas temperaturas e toda a cabeça é colhida antes da floração.

Cespo di Catalunha (Canva) – Orizzontenergia.it
A cabeça cresce verticalmente, as costelas são brancas e têm sabor amargo . Existem diferentes espécies, cultivadas em diferentes áreas da Itália. O clima ideal para o cultivo é ameno, entre 15 e 19 graus, a posição de plantio é ao sol, enquanto o solo não deve ser muito rico em nitrogênio, mas bem drenado e de textura média. A semeadura é feita diretamente na horta, mas também fica bem em vasos, a melhor época é entre junho e setembro , portanto no verão.

Em locais mais frios, é melhor antecipar a semeadura para maio. Você tem que ter cuidado com o calor extremo. Cada muda deve ser plantada com cerca de 30 cm de distância uma da outra. A irrigação deve ser contínua e regular, devendo ser dada especial atenção à cobertura morta , bem como ao crescimento de ervas daninhas , que devem ser eliminadas prontamente . A Catalunha é colhida no final de setembro e outubro, portanto nas primeiras semanas do outono. O tufo é cortado na base.