Quem tem uma ou mais plantas em casa ou no jardim sabe o quanto é importante ter especial atenção à rega para que as plantas cresçam com vigor e luxúria e garantam uma longa vida útil das plantas. Portanto, para desfrutar plenamente da beleza de suas plantas é necessário cuidado e dedicação.
Mas o que você faz quando é forçado a ficar longe de casa por um tempo? A primeira coisa que vem à cabeça é entrar em contato com uma pessoa de confiança (amigos, parentes, parceiros, colegas de trabalho) para regar as plantas. Porém, também existe um método que permite que as plantas continuem a receber as regas necessárias, mesmo sem ter que recorrer a outras pessoas.
Regar as plantas mesmo quando você não está em casa: o método infalível
A primeira coisa a fazer é pegar duas garrafas plásticas , uma maior e outra menor. Isso porque precisamos cortar a última parte da garrafa maior: do fundo calculamos uma altura de seis centímetros e procedemos à poda. Concluída esta etapa, o frasco menor é retirado e posicionado verticalmente na parte inferior do frasco maior . Além disso, com uma caneta hidrográfica, marcamos o limite máximo do tanque na garrafa pequena, que coincide com a altura da parte inferior da garrafa maior.
Regando plantas
Meio centímetro mais fundo que esta marca que deixamos com o marcador, fazemos um pequeno quadrado (possivelmente com um marcador de cor diferente). Usando uma faca artesanal, removemos o plástico deste quadrado para criar uma pequena janela por onde a água pode escapar.
Terminada essa etapa também, pegue um pedaço de tecido e pegue uma tira com cerca de 35 centímetros de comprimento. Esta tira de tecido deve ser colocada sobre um pedaço de papel alumínio que será enrolado na tira. Devemos ter o cuidado de extrair cerca de 4 centímetros de tecido do filme embrulhado. Agora basta dobrar o alumínio embrulhado e colocá-lo na parte inferior da garrafa plástica, onde já colocamos a garrafa menor.
O método também é ideal para vasos
O que estamos fazendo nada mais é do que irrigação por gotejamento . A base deve ser inserida no solo com cerca de meio centímetro de profundidade: dentro colocamos a menor garrafa plástica cheia de água, que sai pela janela e preenche a parte inferior (que serve de reservatório) . Feito isso, o alumínio embrulhado (e dobrado) é preso dentro da base, que funciona como sprinkler. Em pouco tempo, gotas de água sairão do aspersor , irrigando o solo das plantas.
Regando plantas
Mas o que acontece se notarmos que a rega é muito rápida? Não se preocupe, porque a irrigação também pode ser regulada. Tudo o que você precisa fazer é apertar ainda mais o papel alumínio para que a água escoe mais lentamente e seja garantida uma rega adequada. Este método também é perfeito para os vasos que temos em casa, desde que seja utilizado algum tipo de pequeno recipiente que pare o sistema de irrigação . A ideia é realmente sensacional e permite sair de férias mesmo que por algumas semanas sem afetar as plantas.