
O tomate é um alimento que utilizamos com muita frequência e sabemos que o seu sabor fora de época não é muito diferente de quando o compramos no seu período ideal de maturação. Esta é uma maneira de armazenar tomates frescos por 6 meses.
Já estamos habituados a ter a possibilidade de aceder a qualquer produto alimentar em qualquer altura do ano, sem ter em conta a sazonalidade dos alimentos. Não se preocupe se comprarmos morangos em dezembro ou julho. No entanto, selecionar frutas e vegetais de acordo com a estação é um gesto importante para apoiar um mundo mais saudável, mais económico, ecológico e com redução de resíduos.
Além disso, independentemente da variedade e do supermercado ou da fruta, muitas vezes percebemos que as frutas fora de época não têm o mesmo sabor daquelas compradas fora de época. É por isso que muitas pessoas optam por ter uma horta em casa ou dedicar muito espaço a um freezer grande o suficiente para armazenar frutas e vegetais congelados. O tomate é uma fruta que se presta muito bem ao congelamento, mas é preciso saber como fazê-lo. Aqui estão algumas maneiras de congelar tomates.
Por que é importante comer frutas da estação
Optar por frutas e verduras da estação é certamente uma ação que afeta a nossa saúde, pois os produtos são colhidos na hora certa e possuem máximo teor nutricional . Além disso, esta escolha apoia a eco-sustentabilidade e a preferência por produtos locais , reduzindo o impacto ambiental do transporte e conservação de alimentos.

Além disso, preferir frutas e vegetais da época pode ser economicamente vantajoso , uma vez que estes produtos são muitas vezes mais baratos do que os fora de época.
Armazene tomates frescos por 6 meses
O verão representa a melhor época do ano para saborear o tomate, pois o mercado oferece uma vasta gama desta fruta rica em vitaminas e com um sabor incomparável. Além disso, existem diferentes variedades de tomates à sua escolha, dependendo das suas preferências e do uso culinário que deseja fazer deles.
Por exemplo, se quiser preparar uma salada mista, um caprese, um tomate picado, cebola e bacalhau, um gaspacho , um refogado ou um molho, pode optar por diferentes tipos de tomate, dependendo das necessidades do prato. . você quer se preparar. Vamos ver como armazenar tomates.
Armazenando tomates inteiros congelados
É possível armazenar tomates inteiros congelados em sacos plásticos herméticos e forrados com papel absorvente. Para isso, basta lavar os tomates em água e vinagre e secar bem.

Depois de realizar esta operação, resta inseri-los nos sacos herméticos e criar o vácuo com canudo ou com a máquina de vácuo. Você pode mantê-los por 1 mês.
Tomates picados
Para congelar os tomates já cortados, lave e seque bem os tomates, depois corte-os em pedaços do tamanho desejado. Coloque-os em uma assadeira forrada com papel manteiga e congele por pelo menos uma hora. Depois de congelados, retire-os da frigideira e transfira-os para sacos de comida, depois coloque-os no freezer. Você pode mantê-lo assim por 3 a 6 meses.
Molho de tomate
Esta é uma operação que estamos acostumados a fazer. Prepare o molho de tomate normalmente e deixe esfriar completamente. Depois de esfriar, transfira para recipientes de alimentos e congele.

Escolher frutas e verduras da estação é uma ação que , portanto, contribui para uma vida mais saudável , pois os alimentos são colhidos na hora certa e contêm todos os seus nutrientes, além de ser uma ação importante para o meio ambiente , que nos permite desfrutar de qualidade, durabilidade e produtos acessíveis.