Nativo da Ásia, o gengibre é uma planta herbácea rica em vitaminas e minerais. Seu sabor picante é ideal para realçar o sabor dos pratos e dar-lhes sabor. Fria, esta planta tropical perene precisa de um calor mínimo de 10°C. Por isso é preferível cultivar este rizoma em vaso. Dito isto, aprenda como cultivar gengibre com sucesso para uma colheita abundante.
O gengibre é uma planta vegetal, mas também um condimento. Utilizado para dar sabor a pratos, graças ao seu sabor picante, esse rizoma também possui propriedades medicinais. Para colher os benefícios do gengibre e obter uma colheita orgânica e abundante, é importante cultivar com sucesso esta planta asiática.
Como cultivar gengibre com sucesso e obter uma colheita abundante?
Para cultivar gengibre você precisará de rizomas, não de sementes, já que o gengibre não produz nenhum. O rizoma é um caule subterrâneo que carrega raízes e caules aéreos. Para obter uma colheita orgânica, é importante escolher rizomas orgânicos, que você encontra em lojas de produtos naturais. Estes não foram tratados e, portanto, podem germinar facilmente. Essas raízes de plantio também devem ser vigorosas e não murchas ou atrofiadas. Além disso, escolha rizomas que contenham múltiplos crescimentos. Sua colheita será mais generosa.
Leia também: Rotação de culturas: por que evitar plantar tomate e cebola no mesmo lugar?
Para cultivar gengibre em vaso, é importante escolher um recipiente grande e profundo, para estimular o desenvolvimento das raízes. Você pode optar por uma floreira, por exemplo, para acomodar até 3 rizomas de gengibre por recipiente. Para promover a drenagem e evitar o apodrecimento das raízes, coloque pedrinhas de argila no fundo do vaso. Em seguida, encha 3/4 do vaso com uma mistura de 2/3 de terra para vasos e 1/3 de areia de rio e aperte levemente. Plante o rizoma plano, sem enfiá-lo completamente no solo. Parte do rizoma deve permanecer visível. Depois regue, tomando cuidado para não deixar água parada no pires.
Após o plantio do gengibre, mantenha o vaso em local ensolarado e aquecido, evitando a exposição direta ao sol. Observe que o gengibre é uma planta tropical que gosta de calor em torno de 25°C e umidade constante. Recomenda-se regar moderadamente se o gengibre ainda não desenvolveu raízes, pois o menor excesso pode causar o apodrecimento da planta. Espere que apareçam as primeiras folhas e os caules subam para regar o solo com mais frequência. Na verdade, não deve permanecer seco. Porém, evite água parada no pires ou na panela.
O gengibre cultivado dentro de casa pode ser propenso a ataques de insetos. Para evitar isso, é aconselhável arejar a planta com a maior freqüência possível, desde que não esteja frio. Para isso, deixe a panela algumas horas no jardim ou no terraço, principalmente no verão, quando não faz frio. Em caso de ataque de cochonilha, molhe uma bola de algodão em álcool e passe-a sobre a folhagem.
Quando colher gengibre?
O gengibre pode ser colhido 9 a 10 meses após o plantio. Se notar que as partes verdes da planta estão começando a secar, você pode desenterrar os rizomas para consumo. Para obter um gengibre com sabor mais cítrico, lembre-se de colhê-lo após apenas 6 meses do plantio.
Leia também: Cuidados com manjericão em vasos: dicas e técnicas de cultivo
Você também pode fragmentar os rizomas colhidos para plantá-los e obter uma nova colheita. No entanto, certifique-se de que cada fragmento de rizoma contenha pelo menos um botão.
Dito isto, respeitando as necessidades e exigências do gengibre, conseguirá cultivar este tempero e obter uma colheita generosa, mesmo sem ter o dedo verde.
Leia também: Por que é aconselhável enfiar uma chave de fenda na grama?