Como fazer uma cadeira de macramê

Macramé é uma renda com nós, criada a partir de cordas feitas de materiais como algodão, linho, cânhamo, juta ou fios de couro. Esta é uma técnica muito antiga, útil em uma longa série de utilizações.

A seguir explicaremos como criar uma confortável cadeira de macramê .

Você precisa:

3 hastes cilíndricas de madeira com 3 cm de diâmetro e 76 cm de comprimento
2 hastes cilíndricas de madeira com 1,5 cm de diâmetro e 92 cm de comprimento
182 metros de corda com espessura aproximada de 0,6 cm
7 metros de corda com 1,2 cm de espessura
Parafusos de madeira de 4 x 2,5 cm
Furadeira, fita métrica e tesoura
Instruções

Ao fazer medições para perfurar as hastes cilíndricas de madeira, certifique-se de que todos os furos estejam alinhados entre si, para obter uma estrutura perfeitamente quadrada. Em duas das barras de 3cm de diâmetro, meça e faça duas marcas: uma de 5cm e outra de 9cm. Faça isso em cada extremidade da barra. Na terceira haste cilíndrica de 3cm de diâmetro você precisará fazer duas marcas, ambas a 9cm de cada extremidade.
cadeira macramê 1
Faça um furo de 0,5 cm de profundidade em cada marca de 9 cm e um furo de 1,5 cm em cada marca de 5 cm. Tente remover poeira e gravetos dos buracos limpando-os.
Crie uma moldura quadrada para a cadeira inserindo as pequenas hastes nos orifícios de 1,5 cm de diâmetro que você acabou de criar. Deixe-os sobressair pelo menos 5 cm em cada extremidade. Fixe-os com parafusos de 2,5 cm.
cadeira macramê 2
Antes de iniciar o processo do macramê, pendure a moldura em uma altura confortável para trabalhar.
Corte a corda mais grossa em 16 pedaços de 8 metros cada. Pegue um desses barbantes e dobre-o ao meio. Enrole-o em volta do eixo, da frente para trás. Passe dois fios até o final (veja a foto acima à direita). Repita este passo com todas as outras peças: no total você terá 32 cordas penduradas.
Para criar a cadeira você precisará usar um nó quadrado simples. Comece pelos primeiros 4 fios: pegue a corda da esquerda e cruze-a sobre as duas cordas centrais, depois passe por baixo da corda da direita (ou seja, a quarta corda).
Pegue a corda da direita e cruze-a sob as duas cordas do meio. Em seguida, passe-o pelo buraco, por cima da corda à esquerda.
cadeira macramê 3
Para completar a segunda metade do nó, é necessário repetir o mesmo processo, mas ao contrário.
A próxima linha usa o mesmo nó quadrado, mas começa na terceira corda. Simplificando, você usará duas tiras de cada seção. Continue dando nós até criar todos os fios.
Depois repita tudo: assim como começou, dê um nó quadrado com as 4 primeiras cordas. Em seguida, use a terceira corda para iniciar a próxima linha.
Continue dando nós até atingir uma largura de cerca de 14 metros.
Para unir as extremidades da seção inferior à moldura, enrole os quatro fios de cada seção ao redor da haste de madeira e dê um nó.
Dê um segundo nó. Divida as quatro cordas em duas e amarre os pares. Aperte-os bem para fixar os nós.
Apare as pontas.
cadeira macramê 5
Corte 3 metros da corda mais grossa (1,2 cm de espessura), dobre ao meio e dê um nó no topo.
Use a terceira haste, aquela em que você fez apenas 2 furos. Passe a corda pelos buracos e dê um nó.
Continue com o mesmo barbante, passando-o pela parte superior da estrutura da cadeira. Deixe cerca de 75cm de espaço entre cada moldura. Dê um nó (frouxamente) caso precise fazer algum ajuste posteriormente.
Corte duas cordas (grossas) de 1,6 metros cada. Começando pela parte inferior da moldura, passe um barbante por cada buraco e dê um nó frouxo. Desta vez, o nó deve ficar embaixo do mastro, com a corda saindo por cima.
Leve a corda para cima, em direção à terceira haste (a mais alta) e enrole-a com um nó. Deixe cerca de 1,5 metro de espaço entre esta haste e a parte inferior da estrutura da cadeira.
Agora você pode pendurar a cadeira em um local permanente, usando um gancho resistente. Certifique-se de que todas as cordas estejam no mesmo nível. Depois de garantir isso, você pode apertar todos os nós.