Muitas vezes compramos mudas em viveiros, que podemos germinar de uma forma muito simples. É verdade que demorará algum tempo para que as sementes germinem da mesma forma que a planta comprada, mas a satisfação certamente será grande. Aqui está um exemplo de germinação de sementes de limão.
Cultivo de plantas a partir de sementes de limão
Quando crianças, cada um de nós tentou pelo menos uma vez cultivar mudas diretamente da fruta, talvez até com bom sucesso. Porém, muitas vezes algumas sementes nunca germinaram, porque nem sempre é suficiente jogá-las no chão e cobri-las.
Tanto para limões como para todas as frutas cítricas é muito fácil conseguir mudas. O que você precisa, claro, é de um limão do qual possa tirar as sementes.
A primeira coisa que você precisa fazer é no que você precisa prestar mais atenção. Na verdade, é preciso cortar o limão ao meio sem cortar as sementes . A maioria das sementes de limão está concentrada no centro da fruta. Basta cortar um quarto de limão para evitá-lo, mesmo que alguém possa escapar.
Em seguida, pegue uma tigela e esprema bem as duas partes do limão para espremer todo o suco e as sementes . Quando a maior parte estiver sem suco, pode-se cortar com uma faca para abrir e retirar as demais sementes grudadas na polpa. Usando uma peneira, separe o suco das sementes e espalhe-as sobre uma folha de papel toalha. Deixe as sementes secarem ao ar e certifique-se de que ficam firmes após a secagem. Agora você recebeu suas sementes, mas este é apenas o primeiro pequeno passo.
Como germinar sementes
Para uma germinação mais rápida, o próximo passo é “descascar” as sementes de limão. Com uma pinça, é necessário retirar a camada de filme que cobre a semente e funciona como casca, retardando seu crescimento. Em seguida, você precisará de um copo d’água, uma folha de papel toalha e papel alumínio.
Pegue o papel toalha, dobre-o, mergulhe-o na água e aperte-o para que fique úmido e não encharcado . Em seguida, abra novamente a folha de papel e arrume as sementes ao meio com uma boa distância entre elas. Dobre a toalha para cobrir as sementes e, em seguida, dobre-as novamente. Pegue o papel alumínio e dobre-o sobre as toalhas de papel. Você criou uma câmara de germinação para suas sementes . Agora tudo o que você precisa fazer é esperar 2 a 3 semanas e deixar as sementes dentro de casa, em local seco e quente.
Depois de três semanas, abra a embalagem e você deverá encontrar as sementes dos limões germinados. Agora só nos resta semeá-los. Prepare um vaso com substrato universal e umedeça bem o solo até que a água saia pelos orifícios de drenagem embaixo do vaso. Com um palito, faça furos onde as sementes possam ser colocadas. Em seguida, coloque os brotos nos buracos, certifique-se de colocar bem a raiz no chão e enterrar a semente, depois cubra bem.
Feito isso, basta deixar o vaso em casa até que as folhas comecem a brotar . O vaso não deve ficar exposto ao sol direto, pois pode queimar os brotos, mas deve ficar sempre em local bem iluminado, de preferência próximo a uma janela.
Dentro de um mês você já tem pequenos limoeiros e pode decidir se quer dividi-los e colocar um em cada vaso ou deixá-los crescer juntos.