Você decidiu cultivar tomates em seu jardim, mas suas primeiras tentativas não foram muito conclusivas? À primeira vista, cultivar tomate pode parecer complicado, mas basta conhecer algumas dicas e truques para que esse plantio seja um sucesso e tenha uma colheita farta. Para dar vida a tomates muito grandes e suculentos, leia este artigo com atenção. Revelamos dicas valiosas para um cultivo bem-sucedido. Na verdade, você deve polvilhar esta fruta com um ingrediente especial para colher tomates maduros e saudáveis para consumo. Descubra o que é agora!
Você quer cultivar seus próprios tomates?
Tomates frescos
O primeiro passo, antes de mais nada, é o pré-plantio. A opção mais conveniente é adquirir mudas de tomate. Escolha algumas variedades atraentes e simplesmente transplante-as para um local ensolarado no jardim. O ideal é enterrar as plantas por volta do início de março, quando não há mais risco de geadas, pois o tomate pode sofrer muito.
É melhor plantá-los em solo fino com composto orgânico rico e/ou fertilizante orgânico. Selecione uma variedade híbrida VF-1 resistente a doenças ou que melhor atenda às suas necessidades e zona climática. Procure transplantar em horários frescos, pela manhã ou à noite, para que as plantas não sofram mudanças bruscas de temperatura ou ambiente durante o processo. Não se preocupe se elas parecerem um pouco tristes, nos primeiros dias as plantas precisam se adaptar ao novo ambiente. Certifique-se de colocar uma gaiola de tomate ao redor das plantas antes que fiquem muito grandes.
Plante sementes em estufas
O próximo passo é usar sementes boas para os tomates que você vai plantar. É muito importante que as sementes sejam armazenadas em local seguro. Graças às estufas você economizará tempo, pois poderá iniciar o processo assim que terminar o inverno. Na verdade, em climas mais quentes, você pode começar a plantar sementes em estufas já em janeiro. Você precisará de alguns copos plásticos pequenos e de um saco com terra para vasos rica e orgânica, como terra para vasos.
Como a variedade de sementes é muito grande, na hora de selecionar cabe a você decidir quais são as que mais lhe agradam: tomates cereja pequenos ou variedades maiores. Depois de fazer sua escolha, encha os copos do viveiro com um pouco de terra orgânica para vasos e polvilhe algumas sementes de tomate. Certifique-se de que o solo permaneça sempre úmido. Coloque os recipientes perto de uma fonte de luz natural ou sob luzes fluorescentes durante pelo menos 6 horas por dia. Nos próximos 10 dias, quando o tempo estiver quente, o processo de germinação seguirá seu curso e você notará o aparecimento dos primeiros brotos.
Como obter tomates maiores e mais suculentos
Diferentes tipos de tomate
Os especialistas recomendam uma solução extremamente fácil e natural. Envolve o uso de uma planta, conhecida como “cavalinha”. Na botânica é chamada de “Equisetum Arvense”, é uma das plantas medicinais mais antigas, facilmente encontrada na América e na Europa.
Muitos agricultores usam regularmente composto feito a partir desta planta para cultivar tomates em estufas ou jardins. Mas há um procedimento a fazer antes de aplicá-lo: primeiro deve-se deixar de molho e, uma vez bem macerado, transforma-se num fertilizante muito rico para a rápida frutificação e amadurecimento do tomate.
Modo de uso: a planta “cavalinha” pode ser utilizada inteira (a raiz e a flor), deixando-a de molho em água por três dias. Use aproximadamente um litro de macerado para cada 10 litros de água. Esta mistura servirá então para polvilhar as frutas , mas também a raiz dos tomates, para que fiquem maiores e mais suculentos.
O efeito será visível durante a maturação. Além disso, graças a este composto natural, o tomate beneficiará da quantidade necessária de fósforo e potássio. Tão próspero e bem alimentado, você desfrutará de uma colheita muito frutífera de tomates lindos, frescos e saborosos!