Você pode colocar comida quente na geladeira? A maioria das pessoas está errada

Muitas vezes, na cozinha, cometemos erros recorrentes que nem percebemos. O mais comum é o seguinte: colocar na geladeira alimentos ou pratos ainda quentes. Você pode não perceber, mas esse gesto, que lhe parece inofensivo, pode ser prejudicial, tanto para a sua alimentação quanto para a sua geladeira. Concordamos, assim como você, somos contra o desperdício. Não se trata de jogar comida fora. As sobras de comida ou um prato que acabou de começar devem ir para a geladeira, caso contrário estragam. Porém, você ainda precisa seguir algumas regras de uso. A geladeira não é um pacote que preserva os alimentos em todos os seus estados. É por isso que você precisa mudar alguns maus hábitos.
Você provavelmente já ouviu falar que deve sempre evitar colocar alimentos quentes na geladeira. Não, não é apenas uma simples ideia ou um boato infundado. Uma panela de sopa quente ou um prato meio comido e ainda quente deve sempre repousar um pouco sobre a bancada da cozinha, em temperatura ambiente, enquanto esfria. Questão de saúde e segurança. Essa ação, aliás, evitará muitos transtornos. No entanto, muitos ainda se perguntam se é realmente útil esperar que os alimentos esfriem antes de colocá-los na geladeira. Se você estiver cético, forneceremos mais detalhes neste artigo. Talvez isso te convença de uma vez por todas!

Você pode colocar comida quente na geladeira?
Comida na geladeira
Em primeiro lugar, é preciso explicar o contexto: o que aconteceria se você colocasse alimentos ou líquidos quentes, recém-retirados do fogo, diretamente na geladeira? Primeiro, o seu valor nutricional diminuirá significativamente. Então o próprio aparelho terá que trabalhar mais intensamente, pois sentirá uma fonte de calor dentro dele e terá que trabalhar mais para preservar a temperatura fria, o que pode levar a uma quebra.

Além disso, colocar alimentos quentes na geladeira cria condições ideais para o crescimento de bactérias, como a Salmonella, que podem se transferir para o restante dos alimentos dentro do aparelho e contaminá-los. Alguns alimentos perecíveis, como ovos, carne, vegetais ou peixe, são os mais vulneráveis. Por este motivo, é fundamental deixar os alimentos arrefecerem à temperatura ambiente antes de os colocar no frigorífico.

E um prato ainda quente pode ir para a geladeira?
A questão da comida quente na geladeira já está bem estabelecida. Mas e os pratos ainda um pouco quentes que voltam da sala de jantar? Normalmente todas essas sobras vão para a geladeira. Muitas pessoas têm o reflexo automático de colocar estes pratos diretamente na máquina, convencidos de que a sua mornidão é inofensiva. Eles estão certos? De certa forma, sim. De facto, é possível incluir estas sobras de refeições desde que estejam mornas, mas sob certas condições que mencionaremos a seguir.

Divida seus pratos em pequenas porções
Comida
Se você cozinhou muita comida e ela ainda não esfriou completamente, divida-a em vários recipientes ou potes menores. Os alimentos embalados desta forma podem ser refrigerados com segurança. Obs: Quanto menos comida tiver no recipiente, melhor, pois esfriará mais rápido.

Não mais que 2 horas fora da geladeira!
Geladeira
Lembre-se de que os alimentos expostos a altas temperaturas tornam-se suscetíveis a bactérias apenas duas horas após o término do cozimento! Esta é uma das razões pelas quais você deve refrigerar, mesmo os alimentos ligeiramente quentes. Se você deixá-los no balcão, corre o risco de intoxicação alimentar.

É bom saber : Alguns alimentos deixados em altas temperaturas devem ser refrigerados dentro de uma hora. É o caso, por exemplo, dos churrascos no verão, quando faz muito calor lá fora.