Em vez de jogá-la fora, veja como salvar e reviver uma orquídea moribunda sem flores ou folhas secas

Às vezes pensamos nas orquídeas como flores extremamente delicadas que requerem atenção constante. Isto é parcialmente verdade, mas por outro lado a orquídea também é uma planta muito forte e resistente. Às vezes você pode ficar tão doente que pensa que não há mais nada que possa fazer. Justamente nesses casos, em vez de jogá-la fora, aqui mostramos como salvar e reviver uma orquídea moribunda, sem flores e com folhas secas.

A orquídea é uma flor que parece uma modelo pronta para um desfile de moda. A sua beleza é guardada com prazer em casa para realçar determinados pontos da casa. Porém, a correria e a distração podem causar algum desconforto. Portanto, não se surpreenda se a orquídea perder as flores, murchar e morrer por causa desses erros.

A planta só morre se todas as flores caírem e as folhas secarem e as raízes forem comidas pela podridão. Não é bonito de ver, mas neste caso não há muito o que fazer.

Por outro lado, se pelo menos uma folha da planta ainda estiver verde, ela não é jogada fora, pois a planta ainda não está morta. Talvez com um pouco de atenção você consiga se recuperar.

Conteúdo

  • Em vez de jogá-la fora, veja como salvar e reviver uma orquídea moribunda sem flores ou folhas secas
  • Replante a orquídea

Em vez de jogá-la fora, veja como salvar e reviver uma orquídea moribunda sem flores ou folhas secas

Quando restam apenas uma ou duas folhas da planta, é melhor intervir imediatamente para salvá-la. Que a orquídea em alguma época do ano perca todas as flores é normal. Não é normal que as folhas sequem além das flores.

Para recuperar uma orquídea que só tem uma ou duas folhas, proceda desta forma. Primeiro vamos retirá-lo do vaso retirando toda a terra. Vamos agora verificar as raízes aéreas, que devem estar mortas, mas não todas, se ainda sobrar uma folha verde.

Com uma tesoura desinfetada cortamos o que resta das raízes mortas e das partes secas, deixando o que resta das que ainda estão vivas. Depois de feita essa limpeza, preparamos agora o novo local para a semeadura.

Pegamos um copo transparente, no qual colocamos 4 partes de água e 1 de água oxigenada. Este último serve para garantir um ambiente sem ameaças para a planta, mas também para acelerar o surgimento das raízes. A água deve cobrir apenas as raízes sem tocar nas folhas, caso contrário elas apodrecerão.

Deixamos a muda assim na água por cerca de 40 dias. Assim, veremos que as raízes se restabeleceram e talvez novas tenham nascido. As folhas também estão em ótimo estado.

Replante a orquídea

Nesta fase é necessário colocar a orquídea no vaso. Você pode conseguir um novo vaso e um novo solo. Coloca-se um pouco de terra no fundo, depois coloca-se a muda, elevando o nível do solo sob as folhas. A orquídea é regada e aos poucos, com o passar dos meses, vai recuperando vida e beleza.