Mofo cinzento, dicas úteis para eliminar a doença das árvores frutíferas

Cuidar de plantas pode parecer uma operação trivial, mas na maioria das vezes nunca é assim. As plantas , mesmo que dentro de casa, não só precisam de água e luz – sendo este último elemento fundamental para a saúde da planta – mas também de diversos cuidados.

Na verdade, as plantas também estão sujeitas a doenças que não ocorrem raramente, mas também são bastante comuns. Uma das doenças mais conhecidas no mundo botânico é o mofo cinzento . Também conhecida como botrítis , esta doença é causada por um fungo que geralmente ataca árvores frutíferas.

É causada pelo excesso de umidade no solo e – paradoxalmente – faz com que a planta resseque, murche e perca folhas e flores. Mas será que esta doença pode ser curada? Vamos descobrir juntos como evitá-lo, mas sobretudo como curar as nossas plantas afetadas por este inimigo insidioso.

Como prevenir e tratar plantas afetadas pelo mofo cinzento
planta de botrítis
Laranja com frutas – Pexels – arancionergia.it
Esta doença fúngica ataca principalmente plantas jovens, principalmente árvores frutíferas, como laranjeira, limão e cedro. No entanto, outras plantas não estão imunes, como as plantas de interior ou muitas suculentas. Em suma, o risco está presente para qualquer planta, embora algumas espécies corram mais risco.

Sabemos que o mofo cinzento é causado principalmente pelo excesso de umidade no solo e no ar. Um bom método para evitá-lo, portanto, poderia consistir em melhorar a circulação do ar, se se trata de plantas de interior. Você pode então tentar evitar regas excessivas , para não aumentar a umidade do solo.

remédios para mofo cinza
Uvas afetadas pela mofo cinzento – Pinterest – arancionergia.it
Mas o que fazer se o mofo cinzento já afetou nossa planta? Não se preocupe, ainda existem remédios para combater esta doença. Entre os remédios mais indicados estão os antibotríticos , são pesticidas particulados que devem ser usados ​​por um jardineiro experiente.

Depois, há outro remédio que pode ser usado por todos, nomeadamente a mistura bordalesa. É uma solução anticriptogâmica à base de sais de cobre. Se tiver dificuldade em encontrá-lo, você pode sempre pensar em fazer você mesmo. Você só vai precisar de 20g de sulfato de cobre e 800ml de água. Derreta-os e dissolva 10 g de cal em 200 ml de água. Agora basta combinar as duas soluções e utilizá-las no tratamento contra a botrítis.