Tamargueira: a árvore que cresce na praia

Não é fácil encontrar plantas que crescem na areia, mas a tamargueira é uma das poucas capazes de fazê-lo. São árvores que costumam ser encontradas perto do mar – assim como o bambu – e mais precisamente nas praias. Vamos ver o que os caracteriza e como cultivá-los.

Principais características do Tamarisco
cuidados com plantas de tamargueira
Flores de tamargueira – Pixabay – arancionergia.it
Também conhecido pelo nome de Tamerix ramosissima , o tamargueira é um arbusto que se transforma em uma árvore característica de diversas áreas áridas, por isso ganhou o nome de arbusto do deserto. Possui folhagem extensa e pode atingir altura máxima de 5 metros. Na primavera produz pequenas flores rosadas , um dos motivos pelos quais esta planta é escolhida como árvore ornamental.

Curiosidades interessantes sobre Tamarisk
cultivo de tamargueira
Tamargueira no mar – Pinterest – arancionergia.it
Típica de zonas desérticas e áridas, esta planta super resistente também se tornou famosa por uma característica verdadeiramente curiosa. As tamargueiras, na verdade, têm uma subespécie de suor . Na prática, vazam um líquido salgado que durante o dia – mas apenas quando não há vento – cria algo parecido com uma chuva leve. Seu nome de origem é hebraico e significa “vassoura” , justamente por causa das folhas da planta que antes eram usadas para varrer o chão. As tamargueiras são frequentemente usadas para criar quebra-ventos úmidos ao longo das costas arenosas.

Informações úteis para o cultivo de tamargueira
curiosidade sobre planta de tamargueira
Floresta de tamargueiras – Pexels – arancionergia.it
Posição
A alta resistência desta planta faz com que ela possa crescer em diversas áreas. Quer se trate de uma zona árida ou de planície, a planta encontrará o equilíbrio certo para viver saudável. Porém, vive melhor em áreas costeiras, onde o sal pode afetar a planta. Se decidir cultivá-lo ainda terá que escolher uma posição a pleno sol.

Chão
É claro que o solo ideal para esta planta é a areia . Para cultivá-lo em vasos ou em solo pleno, você deverá criar um substrato à base de areia.

Rega
Por ser muito resistente à seca, a tamargueira não necessita de regas extensas. Você pode facilmente colocá-lo em uma área onde a planta possa receber água da chuva. No entanto, se enfrentar um verão sem chuvas, pode sempre considerar regá-lo uma vez por semana.

Poda
O desenvolvimento normal desta planta faz com que ela tenda a formar ramos secos . É portanto necessário realizar podas frequentes – veja como fazê-lo corretamente – para permitir que ramos novos e ainda não secos cresçam de forma saudável. Na verdade, é justamente desses ramos que surgirão as lindas flores rosadas.

Fertilização
Por se tratar de uma planta muito rústica, não é necessária adubação constante. Você pode pensar em fazer isso se não vir muitas flores desabrochando, mas sem ultrapassar as frequências.

Multiplicação
As tamargueiras podem ser multiplicadas por corte , operação a ser realizada no outono. Alternativamente, você pode pensar em reproduzir a planta por sementes . Porém, é bom saber que essas plantas se reproduzem por autodisseminação , ou seja, a reprodução ocorre graças às sementes espalhadas aqui e ali pelo vento.

Doenças e parasitas
Entre os piores inimigos desta planta encontramos o rodilegno . É um parasita específico que se enterra nos troncos das árvores, causando a morte da planta. Depois tem o Metcalfa que é outro parasita que se alimenta da seiva presente na planta.

Benefícios da tamargueira
Existe uma espécie específica de tamargueira que é benéfica para o nosso corpo. Esta é a tamargueira gaulesa dotada de um organotropismo eletivo para a medula óssea. Graças a ele é capaz de estimular a produção de glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas.

Conclusões
As tamargueiras são árvores muito particulares e fáceis de encontrar perto da praia. A sua elevada resistência à seca e ao sal torna-as uma planta muito adequada para cultivo no litoral.