Não jogue fora as cascas de alho. Aqui estão algumas ótimas dicas para usá-los

Por estarmos habituados a viver numa sociedade de consumo, todos temos o hábito de deitar fora artigos que poderiam ser úteis. O problema é que muitas vezes ignoramos as mil vidas que um objeto pode ter se reutilizado adequadamente.

As cascas de alho, por exemplo, podem ser extremamente úteis no cuidado das plantas. Abaixo explicamos como fazer isso.

Cascas de alho, não jogue fora: são “preciosas”

O alho é um verdadeiro impulsionador da saúde e um excelente ingrediente para temperar pratos. Sua casca contém substâncias úteis para nós e para as plantas. Embora a infusão de alho seja ideal para estimular o metabolismo, fortalecer o sistema imunológico e desintoxicar o corpo, a infusão de casca de alho é perfeita para prevenir pulgões e pragas de plantas. Basta borrifar nas folhas.

O que se segue é talvez uma das formas mais valiosas e económicas de enriquecer o solo das plantas com nutrientes saudáveis, seja em recipientes ou no jardim. Basta guardar as cascas de alho ao usar este ingrediente na culinária. O melhor é guardá-los em uma jarra de vidro com tampa hermética (as cascas duram muito tempo sem apodrecer).

Quando a quantidade coletada parecer suficiente, pique as cascas e espalhe-as no chão.

Veja como você pode reutilizar alho no jardim

O cheiro pungente do alho fica maravilhoso nos pratos, mas é odiado pelas pragas. É por isso que é fácil conseguir um bom pesticida para plantas de alho.

Num pilão, misture 4 dentes de alho com as cascas de alho, uma cebola pequena e um pimentão. O mingau resultante deve ser diluído em um litro de água quente e deixar repousar por pelo menos duas horas. Depois de decorrido o tempo de repouso, despeje a mistura e despeje o líquido resultante em um borrifador. Pulverize plantas e flores (ideal para rosas) e verá que as pragas não se aproximam mais!

Como você pode ver, não há necessidade de comprar produtos químicos caros para tratar as plantas: com as cascas de alho você pode fazer isso de graça.