Projetar um jardim exemplar é o sonho de todo hortófilo, especialista ou iniciante. O que plantar ali é uma decisão pessoal. As flores e plantas preferidas, nativas ou exóticas, dependem das condições climáticas e da sua presença. Mas alguns são atemporais e inconfundíveis. Plantar uma rosa arbustiva significa manter uma bela tradição em jardinagem. Então, como você semeia rosas a partir de sementes para que uma plantação de rosas se forme e persista?
Plantar uma roseira no seu jardim: que preparação antes de começar
Cultivar rosas a partir de sementes pode ser complicado porque a maioria das rosas colhidas geralmente não brotam, não importa o quanto você tente. Felizmente, as rosas produzem um grande número delas em suas roseiras, portanto, uma alta taxa de sucesso não é necessária. Tenha em mente que as plantas que crescem a partir de sementes podem diferir na aparência ou em outras características da planta-mãe, especialmente se essa planta for um híbrido de duas linhagens enxertadas juntas. Esta é a regra no plantio com este método. Uma rosa paisagística merece seu lugar de honra no jardim, e nos perguntamos como e quando plantar uma rosa que prospere. O processo começa com a colheita das sementes.
O que saber sobre recuperação de sementes?
É outono e muitas plantas já estão murchando, as flores estão murchando e as vagens e vagens estão repletas de sementes. Como os bebês se parecem com seus pais, mas não exatamente, tendo qualidades exclusivas deles, as plantas com sementes são diferentes da planta-mãe. Explicamos isso bem em um artigo anterior sobre malvas-rosa. As sementes que você coleta podem se transformar em uma planta com características diferentes. Isso pode acontecer se você estiver colhendo uma variedade de rosa híbrida ou se a rosa for polinizada com pólen de outra variedade de rosa próxima.
Bem, deixe as flores mortas na planta para que as roseiras prosperem. As flores são geralmente polinizadas por insetos ou algumas variedades polinizam-se sozinhas. Portanto, você não precisa polinizar manualmente, a menos que esteja cultivando plantas específicas juntos. Deixe as flores na roseira sem cortá-las. Depois de murcharem, pequenos frutos conhecidos como roseiras crescerão em seu lugar.
No outono, as roseiras começam pequenas e verdes, depois mudam de cor à medida que crescem até ficarem completamente vermelhas, laranja, marrons ou roxas. Você pode colhê-los totalmente maduros nesta fase ou esperar até que comecem a secar e murchar. Não espere até que sequem completamente e fiquem marrons, pois as sementes de dentro podem estar mortas a essa altura.
Como tratar as sementes coletadas?
Corte as roseiras com uma faca, revelando as sementes de dentro. Tire-os! Seu número em cada rosa canina varia muito de uma variedade de rosa para outra. Pode haver apenas algumas ou várias dezenas.
Se a polpa permanecer nas sementes, pode impedir que germinem. Uma forma rápida de retirá-lo é colocar as sementes em uma peneira ou tela, passando água por elas enquanto esfrega nas laterais ou com as mãos.
Mergulhe as sementes em água oxigenada diluída para reduzir o crescimento de fungos (opcional). A dosagem correta é misturar 1,5 colheres de chá (7 ml) de peróxido de hidrogênio a 3% em 1 xícara (240 ml) de água. Deixe as sementes de rosa nesta solução por pelo menos uma hora. Esse tratamento preventivo garante que plantar uma roseira não será uma experiência desperdiçada.
Alguns estudos sugerem que um pequeno crescimento de mofo pode realmente ajudar a quebrar a casca que envolve a semente. Uma leve camada de pó antifúngico à base de plantas também é uma alternativa a esta etapa.
Uma das condições para que as sementes germinem é colocá-las em ambiente úmido, imitando o frio do inverno. Eles ficarão bem entre duas camadas de papel toalha levemente úmido ou em um recipiente com areia de rio umedecida sem sal, turfa ou vermiculita. Assim como as sementes da malva-rosa, as da rosa canina devem passar algum tempo no frio. Esta é a primeira etapa de um processo chamado estratificação. As sementes compradas em lojas já estão estratificadas.
Depois de passar várias semanas na geladeira em ambiente úmido, as sementes estão prontas para serem extraídas. É quando eles começarão a brotar. Não há garantia de que será cem por cento.
Como plantar uma roseira no solo ou em vaso a partir de sementes?
Bandejas iniciais de mudas pequenas facilitam o cuidado de várias sementes de uma só vez. Você também pode usar copos de plástico com um furo no fundo para facilitar a visualização do crescimento das raízes. Solo comum não é recomendado, pois pode não drenar bem e apodrecer as mudas.
Se você germinou suas sementes, plante-as assim que começarem a brotar. Plante com o broto voltado para baixo, pois é a raiz. Cubra-os levemente com terra, com cerca de 6 mm de profundidade. Espace as sementes com pelo menos 5 cm de distância para minimizar a competição. As sementes germinadas devem surgir como mudas dentro de uma semana.
Mantenha as mudas em solo quente e úmido, mas não encharcado. Uma temperatura entre 16 e 21°C é ideal para a maioria das variedades de rosas. As mudas normalmente prosperam com seis ou mais horas de sol por dia, mas você pode pesquisar a variedade de rosa-mãe para ter uma ideia melhor do que suas plantas preferem.
Quando semear rosas?
As duas primeiras folhas visíveis são geralmente “cotilédones” ou folhas de sementes. Depois que a muda tiver produzido várias “folhas verdadeiras”, com uma aparência mais típica de folha de rosa, é mais provável que sobreviva ao transplante. Também é mais fácil para as plantas se elas forem transplantadas para um vaso maior por um ou dois anos e depois levadas ao ar livre.
Pode ser uma boa ideia transplantar as mudas rapidamente se você notar que a planta está presa às raízes, com as raízes circundando o recipiente. Não os leve para fora antes da última geada.
Assim que a muda transplantada parecer saudável novamente, você poderá começar a regá-la normalmente. Fertilizar algumas vezes durante a estação quente de crescimento pode ajudar sua planta a crescer e florescer se você seguir as instruções do fertilizante, mas lembre-se de que algumas variedades de rosas não florescerão no primeiro ano de vida.