Nossas casas estão repletas de eletrodomésticos que se tornaram indispensáveis. Muitos desses dispositivos permanecem sempre conectados e continuam consumindo eletricidade em modo de espera, mesmo quando desligados. Desconectar esses dispositivos pode economizar muito dinheiro na conta de luz.
Os computadores desktop, encontrados em muitas residências e escritórios, estão entre os dispositivos que mais consomem porque permanecem no modo de espera por horas, muitas vezes até dias. Um computador em modo standby pode consumir até 21 W/hora, enquanto quando ligado pode consumir até 80 W/hora, o que equivale a 4 lâmpadas acesas ao longo do dia.
Dispositivos consomem energia
Os consoles de videogame que mantêm as crianças e outras pessoas entretidas podem usar até 23 W/hora a menos quando ligados. É sempre uma boa ideia desligá-lo e desconectá-lo da tomada.
Os sistemas estéreo, aos quais frequentemente conectamos nossos telefones para ouvir música, estão entre os dispositivos com menor probabilidade de serem desligados. No entanto, podem consumir até 14,4 W/hora.
Os laptops raramente são desligados completamente. Na verdade, tendemos a fechar a tela e assim entrar no modo standby, no qual o aparelho consome cerca de 15W/hora.
Os telefones sem fio, que se tornaram muito populares nos últimos anos, consomem cerca de 2,9 W/hora.
As microondas estão entre os dispositivos que mais consomem energia. Se deixar a porta aberta pode consumir até 25W/hora.
As televisões modernas também possuem um estado de espera em que uma luz LED permanece sempre acesa. Uma TV em modo standby pode consumir de 1 a 3 W/hora.
O carregador do celular é um elemento básico e tendemos a deixá-lo conectado o tempo todo. Porém, poucas pessoas sabem que o carregador consome energia mesmo quando o telefone não está conectado.
Os decodificadores de TV praticamente nunca são desligados. No entanto, eles estão entre os dispositivos de entretenimento que mais consomem energia quando estão ociosos.
Mesmo algumas máquinas de café eletrónicas raramente desligam, apesar de serem utilizadas várias vezes ao dia: podem consumir até 1 W/hora.
Navegação de artigos