Nossas casas estão cheias de eletrodomésticos que se tornaram essenciais. Muitos desses dispositivos permanecem sempre conectados e continuam consumindo eletricidade no modo de espera, mesmo quando desligados. Desconectar esses dispositivos pode economizar muito dinheiro na conta de luz.
Os computadores desktop, encontrados em muitas residências e escritórios, estão entre os dispositivos que consomem mais energia porque permanecem no modo de hibernação por horas ou até dias. Um computador em modo de espera pode consumir até 21 W/hora, enquanto quando ligado pode consumir até 80 W/hora, o que equivale a 4 lâmpadas acesas ao longo do dia.
Dispositivos consomem energia
Os consoles de videogame que divertem crianças e outras pessoas podem consumir até 23 W/hora a menos quando ligados. É sempre uma boa ideia desligá-lo e desconectá-lo da tomada.
Os sistemas estéreo, aos quais frequentemente conectamos nossos telefones para ouvir música, estão entre os dispositivos com menor probabilidade de serem desligados. No entanto, eles podem consumir até 14,4 W/hora.
Os laptops raramente são completamente desligados. Na verdade, tendemos a fechar a tela e assim entrar no modo sleep, no qual o aparelho consome cerca de 15W/hora.
Os telefones sem fio, muito populares nos últimos anos, consomem cerca de 2,9 W/hora.
As microondas são um dos aparelhos que mais consomem energia. Se deixar a porta aberta, pode consumir até 25 W/hora.
As TVs modernas também têm um estado de suspensão em que uma luz LED permanece sempre acesa. Uma televisão em modo standby pode consumir de 1 a 3 W/hora.
O carregador de celular é um item básico e tendemos a deixá-lo conectado o tempo todo. Porém, poucas pessoas sabem que o carregador consome energia mesmo quando o telefone não está conectado.
Os decodificadores de TV quase nunca são desligados. No entanto, eles não