Pimentas, esse é o segredo para torná-las mais digeríveis e poder comê-las também à noite!

A páprica é  um vegetal  que pode ser consumido cru ou cozido. São  pobres em calorias  e ricos em vitamina C   e outros antioxidantes – propriedades que os tornam um excelente alimento para uma alimentação saudável e equilibrada.

Infelizmente,  eles não são muito digeríveis,  mesmo que sejam muito bons. Mas como você pode comê-los e torná-los mais digeríveis?

Pimentas: Por que são tão difíceis de digerir?

Os   problemas de digestibilidade dos pimentões  se devem à casca e ao teor de duas substâncias:  solanina e flavina.

A solanina é uma substância perigosa que também é encontrada em berinjelas, batatas e tomates. Se consumido em grandes quantidades, pode ser verdadeiramente tóxico para o organismo, embora esta substância tenda a desaparecer gradualmente à medida que o alimento atinge a maturidade plena.

A flavina é encontrada na parte branca interna da pimenta e nas sementes e, após ingestão, adere à parede do estômago, causando  dor ou peso  .  Uma das razões pelas quais a casca da pimenta é   difícil de digerir é porque o intestino tem dificuldade em excretá-la, deixando-nos saciados mesmo por vários dias. Então a primeira coisa que você deve fazer é:

  • Compre frutas e vegetais maduros e orgânicos;
  • Corte a parte interna branca e as sementes, bem como o caule. 

Páprica, o truque para torná-los mais digeríveis e poder comê-los à noite

A   digestibilidade dos pimentões  também depende do método de cozimento. Por exemplo, está provado que muitas pessoas não conseguem digerir pimentos assados, especialmente depois de terem sido descascados e lavados em água corrente. A razão é que desta forma o líquido que se forma no interior da pimenta após o cozimento é retirado e  contém uma enzima que facilita a digestão.

Para poder comer pimentas com tranquilidade, recomendamos:

  • Após o cozimento, retire  a casca, as sementes e as partes brancas  ,  mas não a água que contém.
  • Outro truque eficaz é  adicionar um pouco de vinagre ou limão como tempero além do azeite.

A composição do prato também desempenha um papel importante na digestão   , ou seja, o que é servido com a pimenta. É melhor digerido quando consumido com  carnes brancas ou peixes, massas ou outros grãos.  Porém, quando consumido com ovos fritos, legumes ou queijo, causa problemas digestivos e inchaço, causando ainda mais desconforto.

LEIA TAMBÉM:  Quando os preparo eles sempre desaparecem na hora, esses muffins são deliciosos | Apenas 130kcal!

Apesar dos problemas digestivos, os pimentões são úteis para   dietas   e   diabetes  porque contêm pouco açúcar e muito poucas calorias. Também têm   efeito diurético   e   desidratante  , propriedade que não deve ser subestimada quando se trata de retenção hídrica.

Mas não é só isso, porque quando cozidos, principalmente assados, atuam no  peristaltismo   e podem  ajudar a regular o trânsito intestinal.  Porém, nesse sentido, não são recomendados para colite, gastrite e outras doenças estomacais.

Quanto   aos sais minerais   e   vitaminas  , é preferível  optar pelos pimentos crus,  pois mantêm inalteradas as suas propriedades e características nutricionais.

Como comer pimentões crus e torná-los mais digeríveis

Se  quiser comer pimentão cru, por exemplo em saladas, basta cortar a casca e depois lavar os legumes. Outra solução é     ferver   os pimentões por um minuto e depois mergulhá-los em um banho de gelo  para remover facilmente a casca e interromper o cozimento.

Comer vegetais crus, por outro lado, pode causar problemas estomacais porque são mais difíceis de digerir do que alimentos cozidos. Isto é especialmente verdadeiro para pimentas.

Os pimentões verdes são mais indigestos do que os pimentões vermelhos e amarelos, eis o porquê!

 Os pimentões  verdes  são muito difíceis de digerir em comparação com os pimentões vermelhos e amarelos    podem causar inchaço e dores de estômago. A razão? Eles não estão maduros e, como qualquer fruta e vegetal verde, podem causar desconforto intestinal e distensão abdominal. Este problema é causado principalmente por um   açúcar complexo  ,   a frutose, que se encontra no pimentão, mas também em outros alimentos, como  o abacate  .

Quanto tempo leva para digerir as pimentas?

Pimentões e saladas cruas, como alface, pepino, tomate e rabanete, são  digeridos em 30 minutos.  Depois de cozidos,    os vegetais de folhas verdes e crucíferas, como repolho, brócolis e couve-flor, podem ser digeridos em 40 minutos.

Se você adora pimentões e não quer ficar sem eles, escolha a variedade vermelha ou amarela totalmente madura, que é muito mais fácil para o estômago.