Falsamente consideradas muito difíceis de cultivar, as orquídeas requerem apenas alguns bons gestos para nos oferecerem uma floração bela e generosa. Basta dominar a rega e encontrar o local ideal para elas. Quando se trata de dicas para estimular o florescimento de orquídeas, existem vários métodos: desde cascas de banana, passando por batatas, até cascas de ovo… Mas você sabe por que exatamente colocar alho na orquídea? Explicarei tudo para você nos parágrafos seguintes. Como bônus, revelo minhas dicas profissionais para manter seu sistema com sucesso. Vamos !
Por que colocar alho na orquídea?
Se você acha que precisa colocar dentes de alho diretamente na orquídea, pense novamente. Pelo contrário, é uma infusão preparada com água e alho, mas também é possível adicionar outros ingredientes benéficos. Mas por que optar por esta abordagem inesperada? O alho é um alimento que contém grande quantidade de nutrientes incluindo compostos de enxofre, minerais, vitaminas, antioxidantes, macro e microelementos. Estas substâncias são particularmente benéficas para a orquídea. Aqui está uma lista dos benefícios da água com alho:
- Prevenção de doenças fúngicas e virais.
- Os parasitas estão longe.
- A planta goza de melhor imunidade após o replantio.
- As raízes estão bem nutridas.
Além disso, a água com alho ajuda a acelerar o florescimento da orquídea e a fazer com que ela dure mais. Dito isto, este método é muito útil para o florescimento de uma orquídea nos casos em que a planta não produz flores há muito tempo. Segundo especialistas, a parte aérea da Phalaenopsis deve ser pulverizada com essa infusão mesmo que a planta esteja sã. Como preparar e usar corretamente? Descriptografia abaixo!
Cuidado : Embora o alho seja um ingrediente natural ideal para cuidar da saúde de suas orquídeas, uma grande quantidade pode danificá-las. Portanto, é importante usar a infusão com moderação.
Coloque alho na orquídea: como preparar e usar corretamente a infusão?
Como valorizar as orquídeas para que a sua bela e generosa floração possa decorar naturalmente os nossos interiores? Utilizando ingredientes não químicos que atuam como fertilizante natural para orquídeas. E isso é especialmente verdadeiro no caso do alho. Confira a receita abaixo.
Para usar alho em suas orquídeas, primeiro você deve preparar uma infusão. Planeje a quantidade de água necessária com base no número de plantas que você precisa regar. Dois pequenos dentes de alho são suficientes para um litro de água. Descasque e amasse o alho com uma prensa e coloque num recipiente resistente ao calor. Em seguida, despeje água fervente, feche e deixe em infusão por uma hora ao abrigo da luz. Em seguida, coe o preparado e dilua em um balde com água antes de regar normalmente ou borrifar as folhas.
Outra receita eficaz é dissolver um comprimido de ácido succínico em água fervente e deixar esfriar. Em seguida, adicione um dente de alho prensado a 500 ml de água e despeje nele a solução resfriada. Misture, tampe e deixe em infusão por uma hora. Filtre antes de usar e dilua em um balde com água.
Cuidados com orquídeas: minhas dicas profissionais para uma planta bem cuidada
Agora que você já sabe por que e como colocar alho na orquídea, vamos ver também algumas dicas simples para um cultivo bem-sucedido da planta. Como mencionei anteriormente, as orquídeas são falsamente acusadas de serem difíceis de cuidar, mas não é o caso. Aqui estão os principais itens a serem lembrados:
- Localização: Este último é de grande importância para o correto desenvolvimento da planta. A orquídea aprecia luz abundante, mas não direta, além de temperaturas entre 18°C e 20°C durante o dia e até 15°C à noite.
- Rega : Controlar a rega das orquídeas é simples. Coloco a planta em uma tigela grande com água não calcária (em temperatura ambiente) por 30 minutos durante os meses frios. Reserve cerca de uma hora no verão. Desta forma a planta obtém a quantidade de água de que necessita. Em seguida, deixe escorrer bem antes de colocá-lo novamente no pires.
- Fertilizante : Os suprimentos de fertilizantes são essenciais para o florescimento espetacular da orquídea. A fertilização é adicionada à água de irrigação e realizada a cada 15 dias, exceto no inverno. Aconselho que dê especial preferência aos produtos naturais como alho, cascas de banana, água de cozedura e muito mais. Para preparar um fertilizante natural para orquídeas, você pode clicar no link rosa que indiquei acima/seção de preparo de infusão de alho.