Todas as plantas têm sua estação, inclusive as orquídeas. Se a perda de flores não for um problema, isso indica que sua planta está entrando na fase de dormência. Quer ver essas lindas flores voltarem? Aparar as pontas durante os períodos de temperaturas mais amenas é uma das melhores maneiras de estimular o reaparecimento nos próximos meses. Se você quiser saber quando e como podar uma orquídea corretamente, leia as instruções detalhadas abaixo!
Quando podar uma orquídea?
As orquídeas só devem ser podadas quando as flores murcharem, geralmente quando as temperaturas caem no outono. As flores murchas podem ser cortadas para manter a planta arrumada, mas não remova os caules da variedade Phalaenopsis até que todas as flores tenham caído. Além disso, não corte os caules das orquídeas Dendrobium; Em vez disso, deixe as plantas com caules nus onde ficarão felizes e espere que floresçam novamente.
Como podar uma orquídea?
Diferentes tipos de orquídeas requerem diferentes métodos de poda. Use as dicas abaixo para manter suas plantas bonitas e saudáveis.
Orquídea Phalaenopsis
Enquanto a orquídea ainda está florescendo, corte as flores murchas. Ao removê-los, sua planta não só ficará arrumada, mas também aumentará sua vitalidade. Faça um corte limpo e uniforme diretamente no galho principal. Continue enquanto a planta está florescendo. Quando a floração terminar e todas as flores murcharem, você pode proceder a uma poda severa. A maioria das orquídeas fica dormente no outono e é aí que você deve prosseguir. Corte o arame que segura as flores a cerca de 2,5 cm do caule principal. Faça um corte limpo e uniforme. Se partes do caule ficarem amarelas ou marrons, corte-as completamente para que a planta volte a crescer mais saudável. Remova a orquídea do vaso. Podar raízes mortas ou danificadas.
Orquídea Dendrobium
Se a sua orquídea for da variedade Dendrobium, o tamanho é um pouco diferente. Corte as flores quando elas murcharem, mas deixe o caule. Florescerá no próximo ano. Corte as raízes e replante normalmente.
orquídeas jovens
Se a sua orquídea for muito jovem, você deve incentivá-la a ter raízes e flores maiores. A melhor maneira é podar o caule até uma polegada da base da planta. À medida que a planta volta a crescer, ela terá raízes mais fortes, folhas e flores maiores.
Podar uma orquídea para remover folhas podres ou doentes
As orquídeas que desenvolveram manchas pretas ou marrons de podridão nas folhas devem ser podadas. É melhor removê-los, pois essas condições podem se espalhar e eventualmente matar sua planta. Usando uma tesoura esterilizada, remova todas as partes com manchas podres e descoloridas que você encontrar.
Podar uma orquídea antes de replantá-la
Quando as orquídeas estão prosperando, elas acabarão ultrapassando o tamanho do vaso e precisarão ser replantadas, momento em que precisarão ser podadas. Depois de retirar a orquídea do vaso, remova qualquer musgo ou casca de suas raízes. As raízes mortas parecerão cordas sem material de raiz ao seu redor. As raízes vivas, por outro lado, serão grossas e verdes ou brancas. Corte todas as partes mortas até onde emergem da planta. E corte todas as folhas, bulbos e caules mortos. Você pode então replantar com casca limpa ou musgo.