Por que devemos evitar o uso de papel alumínio? Muitas pessoas estão erradas

Assim como o filme plástico de qualidade alimentar, a folha de alumínio extensível é encontrada em quase todas as cozinhas. Flexível, prática e versátil, esta ferramenta é utilizada para diversas finalidades em casa, incluindo proteger alimentos de bactérias e armazená-los na geladeira. Tem também a capacidade de resistir a temperaturas extremas, mantém os nossos pratos quentes, preserva o sabor dos alimentos e evita a infiltração de humidade ou odores. Como a maioria das pessoas, você provavelmente está acostumado a embrulhar a comida em papel alumínio e colocá-la no freezer. Só que, segundo muitos estudos, esse gesto não é isento de riscos. Descubra por que a folha de alumínio não faz isso
De acordo com a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos, a folha de alumínio pode fazer com que pequenas partículas deste metal migrem para o núcleo dos alimentos embalados e, portanto, acabem no nosso corpo. Este tipo de embalagem pode, portanto, ser tóxico para a saúde. Melhor usá-lo em pequenas doses. É particularmente preferível evitar utilizá-lo para congelar alimentos.

Embrulhe a torrada em papel alumínio
Por que os alimentos não devem ser embrulhados em papel alumínio antes de serem congelados?
Em termos absolutos, por resistir a temperaturas muito baixas, a folha de alumínio seria a opção ideal para guardar os seus alimentos no congelador, preservando o seu sabor e bloqueando os odores de outros produtos. No entanto, numerosos estudos demonstraram que em contacto com certos alimentos, particularmente ácidos e salgados, podem formar-se cristais de gelo, libertando iões de alumínio que correm o risco de contaminar os alimentos. Isso ocorre porque a acidez tende a absorver o alumínio mais rapidamente. Ao entrar nos alimentos, essas partículas potencialmente tóxicas podem ser prejudiciais ao corpo e causar doenças.

Além disso, também não é recomendado congelar alimentos recém cozidos embrulhados em papel alumínio. Porque a temperatura ainda quente pode interagir com essa folha fina e fazer com que as partículas metálicas se misturem com os alimentos.

No entanto, esta exposição potencialmente tóxica ao alumínio necessita de ser qualificada, uma vez que não existe nenhuma advertência de saúde real. Portanto, isso não exclui completamente a utilidade da folha de alumínio . É, de facto, muito prático para refrigerar, ou seja, para alimentos guardados no frigorífico. Também é muito procurado para resfriar alimentos secos e com baixo teor de umidade, sem a formação de cristais de gelo.

Se pretende realmente utilizá-lo para congelar determinados alimentos, opte sobretudo pela congelação rápida e que não perdura no tempo.

Armazene os alimentos em recipientes de vidro
Como conservar alimentos sem papel alumínio respeitando o meio ambiente?
Como sabem, face aos problemas ecológicos, há já alguns anos que são necessários gestos verdes. Para um ambiente mais saudável e menos tóxico, devemos tentar abandonar o mais rapidamente possível a cultura do descartável, reduzir o desperdício e concentrar-nos em alternativas mais sustentáveis.

Além disso, para participar em sua escala na salvação do planeta, seus alimentos podem ser congelados sem filme plástico ou papel alumínio . Existem opções tradicionais, como usar tecidos de algodão, vidro ou papel. Métodos ainda mais novos, como bolsas de silicone de platina.

Recipientes de vidro são uma ótima opção para guardar alimentos no freezer. O vidro não capta odores, cores ou sabores. Como bônus, é durável, 100% reciclável e sem risco de contaminação de alimentos.
Sacos de silicone também são muito úteis. São perfeitos para congelar qualquer tipo de alimento, pois são antiaderentes. É, portanto, o substituto mais sensato para sacos plásticos descartáveis ​​para freezer.
Os recipientes de aço inoxidável também são adequados para congelar alimentos cozidos ou frutas e vegetais. Como bônus, não há risco de estourar.
É bom saber : Para preservar a sua saúde, congele apenas alimentos de alta qualidade. Lembre-se de que você nunca deve congelar novamente os alimentos descongelados, pois isso aumenta o conteúdo de bactérias. E isso também se aplica a alimentos já cozidos. Mesmo que o calor do cozimento mate os patógenos, o congelamento inadequado pode fazer com que as bactérias cresçam novamente.