O que poderia ser mais mundano do que dar descarga depois de ir ao banheiro? Tornou-se um gesto automático que fazemos várias vezes ao dia, mesmo sem perceber. É também um comportamento estimulante que reflete as boas maneiras e a gentileza de uma pessoa. No entanto, nos últimos anos, alguns especialistas aconselharam-nos a mudar este hábito. Não, não é rude hoje em dia não dar mais descarga. Vamos explicar o porquê.
Hoje a ecologia entrou plenamente nos costumes. Para salvar o planeta, devemos multiplicar as ações ecológicas todos os dias. No entanto, dar descarga depois de fazer xixi tem consequências prejudiciais ao meio ambiente. Você nem imagina o consumo de água causado por tal gesto: de 3 a 10 litros de água são desperdiçados nos banheiros após apenas uma visita! Só na Europa, quase 3 mil milhões de litros de água são utilizados todos os anos para remover urina e outros excrementos. Um verdadeiro desastre ecológico!
Para evitar o desperdício excessivo dos nossos recursos hídricos e poupar as gerações futuras de uma catástrofe ecológica, chegou o momento de mudar alguns hábitos.
Escassez de água no mundo
banheiro
O aquecimento global e a má gestão dos recursos hídricos estão a agravar as secas em todo o mundo. Uma situação que põe em perigo milhões de pessoas, mas que também tem graves consequências sociais e económicas.
A escassez de água continua a ser uma grande preocupação para muitos países, especialmente em África. Mais de 2 mil milhões de pessoas vivem em países com escassez de água e sofrem com a falta de acesso a água potável e saneamento.
A situação na África Oriental, por exemplo, é particularmente preocupante. Antes de 1999, uma seca ocorria uma vez a cada cinco ou seis anos, resultando numa estação chuvosa insuficiente.
Contudo, desde 2000, a estação seca entre Março e Maio ocorre a cada dois ou três anos. Em Junho passado, Madagáscar foi oficialmente declarado o primeiro país do mundo a sofrer fome devido à seca causada pelo aquecimento global.
Na Califórnia, há vários meses, a seca persistente desencadeou incêndios gigantescos que devastam as florestas. Uma situação desastrosa!
Por que você não deveria dar descarga depois de fazer xixi?
dar descarga
À luz do que foi dito acima, se você der descarga após cada ida ao banheiro, você descarregará de 3 a 10 litros de água, o que é uma quantidade enorme em um mundo com escassez de água. Vale realmente a pena acelerar os desastres ecológicos apenas para ter banheiros limpos? Não é um desperdício terrível e inútil de lixo?
É claro que muita gente pensa que o contrário seria um verdadeiro sinal de grosseria: nem imaginamos fazer xixi na casa dos outros e sujar o banheiro sem usar o vaso sanitário! Porém, você deve saber que o banheiro é um dos locais da casa onde mais desperdiçamos água, pois uma pessoa urina em média 6 vezes ao dia.
Dada a escassez de água no mundo, dar descarga com menos frequência seria um gesto ecológico significativo e ponderado. Além disso, embora seu cheiro possa ser desagradável, a urina ainda é estéril e inofensiva. Não causará nenhuma contaminação específica. Porém, para evitar jatos de água, é melhor fechar a tampa do vaso sanitário na hora de dar descarga. Caso contrário, você estará espalhando germes do vaso sanitário por todo o banheiro. Portanto, você deve sempre abaixar a tampa e limpar a peça regularmente.
Outro fato importante: dar descarga afeta a temperatura da sua casa. No inverno, quando os radiadores são ligados, a pressão da água cai e ocorre uma mudança brusca de temperatura.
NB: É importante lembrar que você deve evitar manter sua escova de dente perto do banheiro, pois germes e bactérias podem ser facilmente transferidos para a escova de dente que você coloca na boca diariamente.
A partir de agora, com todos esses detalhes, com certeza você vai pensar duas vezes antes de dar descarga!
Casa