Todos os sinais de um corpo ácido e o que fazer para alcalinizá-lo

Um organismo com acidez excessiva não consegue desempenhar adequadamente suas funções. A situação piora se considerarmos que, para neutralizar a acidez, o corpo utiliza minerais alcalinizantes como cálcio, magnésio e potássio, que se encontram nos ossos, articulações e dentes.

É justamente por isso que adotar uma alimentação balanceada é importante. No entanto, pode não ser suficiente: o stress também é acidificante, tal como os químicos libertados pelos produtos que utilizamos todos os dias.

Quais são os sintomas causados ​​por um pH ácido?

como equilibrar o pH ácidoO pH é uma unidade de medida que indica a concentração de íons hidrogênio no corpo. A escala vai de 1 a 14, sendo 7 considerado o ponto neutro. Se o valor for menor que esse número, o pH é ácido . Se for mais alto, o pH é alcalino . É possível medi-lo através de soro fisiológico ou urina, utilizando papel tornassol pela manhã e com o estômago vazio. O ideal é ter um pH levemente alcalino, entre 7,3 e 7,45.

De acordo com um artigo publicado na Natural News, a maioria das doenças não se desenvolve se o pH do corpo for alcalino. Nessas condições, de fato, fungos e vírus não conseguem se reproduzir. Quando o pH está equilibrado, o corpo fica mais saudável.

Como equilibrar o pH

Escolha alimentos orgânicos para evitar pesticidas, produtos químicos e outros contaminantes.
Consuma alimentos alcalinos. Frutas e vegetais, especialmente os de folhas verdes.
Prepare os pratos tentando combinar alimentos ácidos com alimentos muito alcalinos. Assim você conseguirá equilibrar sua alimentação. Por exemplo, se você come carne, acompanhe-a com uma salada de vegetais de folhas verdes (espinafre, alface ou rúcula).
Apesar do sabor ácido, o limão é muito alcalino. Misture o suco de meio limão orgânico com 2 colheres de mel e cerca de 250 ml de água morna. Beba pela manhã, com o estômago vazio.
Minimize o consumo de carne, açúcares, farinhas refinadas e laticínios. Todos são alimentos muito ácidos.
Consuma bastante água para eliminar mais toxinas.
Evite limpar sua casa com produtos químicos. Substitua-os por bicarbonato de sódio, frutas cítricas ou vinagre.
Evite usar produtos de beleza industriais. Procure os naturais e orgânicos nas lojas de ervas.