Toxicidade e uso de oleandro

A natureza é capaz de ser generosa e fascinante, mas ao mesmo tempo também brutal e perigosa e, por vezes, não conseguimos imaginar os perigos que nela se escondem, mesmo que os tenhamos diante dos nossos olhos todos os dias. Um desses perigos é representado pelo oleandro , uma planta muito comum mas que se diferencia claramente de outras plantas não comestíveis que podemos ter no jardim.

Em geral, de facto, existem muito poucas plantas que podemos ingerir com segurança mas, na maioria dos casos, estas plantas podem levar a disfunções gástricas que dificilmente levarão à morte. O caso do oleandro , porém, é bem diferente devido a uma substância nele presente que atuaria no coração caso fosse ingerida .

A oleandrina é o composto de que estamos falando, uma toxina presente em todas as partes da planta, das folhas às flores, dos galhos às sementes . O perigo não diz respeito apenas aos humanos, mas também aos animais domésticos , que muitas vezes desconhecem a sua natureza venenosa. A boa notícia é que não há perigo ao toque e poderíamos, portanto, inserir um oleandro num contexto de adultos que, logicamente, nunca sonhariam em comer esta planta.

Toxicidade e uso de oleandro
folhas de oleandro
(tela de vídeo youtube-Gian Marco Mapelli)-Orizzontenergia.it
A simples ingestão de uma pequena quantidade de oleandro pode causar inicialmente sintomas como náuseas, vômitos, dores abdominais e em casos mais graves alterações no ritmo cardíaco que podem até levar à morte. O conselho é, portanto, evitar colocar esta planta em contextos onde as crianças possam alcançá-la facilmente , por isso é fácil perceber que o loendro embelezará ilhas de trânsito ou rotundas com as suas flores coloridas e duradouras durante todo o verão.

Este arbusto é também muito resistente à seca e é precisamente por estas características de beleza e durabilidade que continua a ser muito difundido . A história do loendro é repleta de anedotas e histórias ligadas à sua toxicidade, há contos de batalhas antigas em que água envenenada com folhas de loendro foi usada como arma ou de exploradores que, infelizmente, só descobriram sua natureza venenosa depois de usar seus galhos para cozinhar.