Uma suculenta em formato de coelho, é muito fofa e traz alegria

Existem algumas plantas que são realmente muito bonitas e também deixam você de bom humor assim que olha para elas. Você já ouviu falar da “planta coelho”? É evidente que a referência é ao facto da sua forma, ou melhor, especificamente, à forma das orelhas de um coelho.

Trata-se da Monilaria obconica que possui uma característica distintiva e invulgar que lhe valeu o nome comum de “Suculenta Orelha de Coelho”. O formato particular se deve à adaptação evolutiva da planta às condições ambientais em que cresce.

A mãe natureza pensa em tudo e esta marcação típica pode servir de forma de camuflagem para o arbusto. Em seu habitat natural, a planta suculenta pode estar sujeita a predadores, como pequenos animais herbívoros. As folhas, que lembram orelhas de coelho, podem ajudar a planta a se misturar melhor com o ambiente.

O formato é particular: a suculenta em formato de coelho esconde o segredo entre as folhas
planta gorda
eles têm o formato de um coelho (Instagram-Orizzontenergia.it)
O formato particular da pequena folha perene pode ajudar a planta a regular a quantidade de luz solar que recebe. As pontas das folhas podem ser orientadas para o sol para maximizar a fotossíntese, enquanto o restante fica protegido da exposição excessiva aos raios.

Acredita-se que essas lindas orelhas ajudem a planta a coletar e reter pequenas quantidades de água. Pertence a plantas suculentas e não requer rega regular. Num contexto árido acaba por ser uma grande ajuda na retenção da água da chuva.

A planta suculenta é nativa da África do Sul. As folhas são geralmente verdes claras e crescem aos pares, dando-lhes o aspecto de orelhas de coelho. Produz flores na primavera em vários tons. Quer cultivar em casa principalmente para surpreender seus convidados?

Eles têm a forma de um coelho
Planta suculenta (Instagram-Orizzontenergia.it)
Pode-se plantar Monilaria obconica , ou melhor, encomendá-la e colocá-la no terraço, tomando cuidado para não expô-la excessivamente à luz. Ela cresce melhor em solos bem drenados e pobres em nutrientes para evitar o apodrecimento das raízes.

Esta planta em particular requer irrigação moderada durante o período de crescimento ativo, mas deve ser deixada secar entre uma rega e outra. Durante o inverno, é aconselhável reduzir a rega.

As orelhas de coelho têm boa predisposição e podem ser propagadas por sementes ou pela divisão dos tufos. A propagação a partir de sementes é comum e pode ser feita na primavera, sendo adequadas para cultivo em vasos ou jardins de pedras.