O abacate é um alimento delicioso e irresistível, versátil o suficiente para ser adicionado em inúmeras preparações ou consumido sozinho (acrescente uma colher de azeitonas e uma pitada de sal, uma delícia!) . Porém, por ser uma hortaliça tropical, muitas vezes é difícil encontrá-la no supermercado e o custo pode ser alto.
A seguir explicamos como plantar abacate em casa , começando pela semente. Este é um processo muito simples que pode nos economizar muito dinheiro. Sem falar na satisfação de comer um vegetal caseiro.
A primeira coisa que você precisa fazer é extrair o caroço do abacate sem cortá-lo ou quebrá-lo. Após lavar as sementes para retirar eventuais resíduos vegetais e secá-las cuidadosamente, é necessário proceder ao preparo do solo.
Algumas sementes têm formato triangular, enquanto outras são mais esféricas. Mas todos eles têm uma parte inferior (de onde emergem as raízes) e uma parte superior. É importante determinar a extremidade de onde surgirão as raízes, pois essa extremidade deve estar submersa na água.
Espete alguns palitos nas laterais da semente e coloque-a em um copo com água (a parte inferior deve ficar totalmente submersa, ver foto).
Deixe a semente germinar por 3-6 semanas. Após esse período, um broto cresceu na parte superior da semente e raízes na parte inferior.
Quando o caule atingir uma altura de cerca de 15 a 20 centímetros, corte-o ao meio para estimular o crescimento de um novo caule. Por fim, leve a planta para um vaso maior e faça um furo no meio do vaso para colocar a planta.
Navegação de artigos