Violeta matronal, planta perene também adequada para o inverno

Os caules da violeta matronal são resistentes e apresentam penugem branca clara. Além disso, produzem dois tipos de folhas , de cor verde escura. As primeiras são chamadas de folhas basais , com cerca de 16 cm de comprimento, dentadas, as últimas são definidas como caulinarias , lanceoladas e terminando em ponta. Hesperis matronalis, como mencionado, é uma planta perene e muito resistente a baixas temperaturas. Na verdade, durante o inverno ela perde suas flores, mas na primavera explode novamente com novas flores exuberantes.

Quanto às flores em si, as flores são roxas e levemente perfumadas . Seu perfume se espalha mais após o pôr do sol, por isso leva o nome de Hesperis, que significa “vespertino”, “típico do entardecer”. A corola é composta por quatro pétalas roxas, embora também sejam encontradas variedades brancas ( Hesperis matronalis Alba ). Os estames são amarelos e atraem insetos polinizadores, principalmente abelhas e borboletas.

Esta planta produz pequenos frutos. Quando estes se abrem deixam as sementes caírem para dentro, para semearem por conta própria . As sementes são utilizadas para a produção de óleo e farinha . A floração ocorre na primavera, é abundante e perfumada pelo menos até final de julho. O solo preferido pela planta deve ser calcário, drenante e rico em nutrientes.

Algumas informações sobre Hesperis: também pode ser consumido
características roxas matronais
Detalhe da viola matronalis (Canva) – Orizzontenergia.it
No entanto, a violeta matronal cresce bem em quaisquer condições. As regas, porém, devem ser regulares e frequentes, principalmente na primavera e no verão. É fertilizado entre março e abril , com fertilizante específico para plantas verdes, deve ser de liberação lenta, e tanto a forma líquida quanto a granulada são boas. O cultivo da Hesperis é muito simples, mesmo os menos experientes podem cultivá-la facilmente.

É plantada no jardim, em canteiros ou em vaso com pelo menos 30 cm de profundidade . O solo do vaso deve ser bem drenado, talvez uma mistura de areia e outro substrato leve e fértil. O repotting é feito uma vez por ano. A violeta matronal também pode ser multiplicada por sementes , plantando as sementes no solo no final da primavera, quando as temperaturas são amenas (cerca de 20 graus) e deixando o solo úmido.

Para a poda, basta cortar as flores secas e cortar alguns centímetros nas pontas durante o outono. Em vasos ou canteiros, a Hesperis pode ser cultivada junto com outras plantas perenes . Deve-se prestar atenção à infestação de pulgões e às doenças fúngicas causadas pela irrigação excessiva.

Pode-se consumir Hesperis matronalis , é uma das flores comestíveis apreciadas na cozinha . As folhas também podem ser consumidas , mas apenas as jovens e macias, próprias para o preparo de saladas, sopas, em bolos rústicos ou salteadas na frigideira. As folhas são ricas em vitaminas e minerais , também podem ser utilizadas em chás de ervas, dadas as suas propriedades estimulantes, diuréticas e expectorantes.