O estilo de vida atual tornou a ansiedade e o estresse condições muito frequentes. Altos níveis de cortisol , também chamado de hormônio do estresse , podem causar muitos danos à nossa saúde. Quando estamos muito estressados, o hipotálamo envia sinais hormonais e nervosos que levam as glândulas supra-renais a liberar mais cortisol e adrenalina.
O cortisol é um hormônio necessário à vida: regula a pressão arterial, regula os efeitos da insulina, protege o sistema imunológico e nos ajuda a combater o estresse. No entanto, níveis elevados desse hormônio podem causar sérios danos. Abaixo mostramos 10 sinais de excesso de cortisol .
Problemas digestivos . Altos níveis de cortisol reduzem a produção de enzimas em nosso corpo, incluindo aquelas que nos permitem digerir adequadamente os alimentos.
Hipertensão e doenças cardíacas . O estresse excessivo pode ser muito prejudicial à saúde do coração, pois aumenta a pressão arterial e expõe o coração a diversos perigos.
Insônia . Altos níveis de cortisol podem causar problemas de sono, dificultando o descanso essencial.
Ganho de peso . O cortisol aumenta o apetite e a vontade de comer alimentos doces e carboidratos, contribuindo para o ganho de peso.
Rugas . O cortisol desidrata a pele, tornando-a mais vulnerável a rugas e outros sinais de envelhecimento prematuro.
Dor nas articulações . A região lombar das costas é a mais vulnerável aos efeitos do cortisol nas articulações.
Infecções . Altos níveis de cortisol podem deteriorar significativamente o sistema imunológico, tornando-nos mais vulneráveis a infecções.
Pêlos faciais . Esta condição pode levar a um desequilíbrio hormonal que, por sua vez, pode promover o aumento do crescimento dos pelos faciais, especialmente entre as mulheres.
Estrias . É outra das consequências mais frequentes de quem sofre deste tipo de desequilíbrio hormonal.
Mudanças de humor . Depressão, ansiedade, estresse e cansaço físico podem ser mais frequentes no caso de uma superprodução de cortisol em nosso organismo.