8 razões pelas quais você deve usar urina em seu jardim

Com o desenvolvimento das hortas urbanas, da agricultura orgânica ou apenas da mania da jardinagem, ouvimos muito sobre o uso da urina humana como fertilizante para as plantas. Isso pode fazer alguns de vocês sorrirem, mas não é uma piada. Certamente, para a maioria das pessoas, “xixi” é percebido como um simples desperdício: a única ideia que vem à mente é dar descarga para não encher o vaso sanitário de maus cheiros. No entanto, contra todas as probabilidades, este líquido é verdadeiramente um fertilizante favorito que mata ervas daninhas, afasta os indesejáveis ​​e estimula o crescimento das plantas. Descubra por que você absolutamente deve usá-lo!
No entanto, a reutilização da urina humana na horta ou no mundo agrícola permanece controversa. A questão da ética é frequentemente levantada, sem falar que se trata de um domínio privado e íntimo. Mas é também uma questão ecológica: porque não reduzir as águas residuais reciclando a sua própria urina no jardim? No passado já era utilizado como fertilizante na agricultura. Hoje, com a chegada de grandes inovações em ecologia, é mais facilmente reciclado em fertilizante com resultados muito satisfatórios. Essa prática está cada vez mais difundida: como bônus, por ser natural e “gratuito”, você economizará um orçamento maluco!

Aqui estão 7 razões para convencê-lo a começar.

  1. A urina atua como fertilizante natural
    A urina humana é rica em nutrientes para plantas e outras árvores frutíferas, incluindo nitrogênio que sintetiza aminoácidos, enzimas, proteínas e clorofila. É por isso que é um fertilizante de alta qualidade. Surpreendentemente, apenas a urina de uma pessoa pode ser suficiente para fertilizar até um décimo de acre de vegetais durante um ano inteiro! Como usá-lo? Basta colocar a urina em um tanque ou recipiente adequado para sua coleta. Antes de borrifar no solo ao redor das plantas, deve-se diluir: 1 litro de urina para cada 10 litros de água.

Cuidado : Existe uma condição importante para usar a urina como fertilizante no jardim. É absolutamente necessário que venha de uma pessoa com boa saúde e cujo estilo de vida seja adequado. Deve-se notar também que esta pessoa não deve ter uma doença grave que exija medicação pesada. Mesmo um simples tratamento hormonal pode alterar a sua urina. Neste caso, se este último contiver o menor vestígio de poluentes, pode ser muito prejudicial às plantas.

  1. A urina melhora o solo
    Como dizíamos, a urina contém vários minerais como o fósforo, o potássio, o azoto e todo o tipo de resíduos orgânicos: ajudam, portanto, a melhorar os solos que não contêm minerais suficientes. Para enriquecê-lo ainda mais, você também pode adicionar algumas camadas de cascas de vegetais, folhas e feno.

O solo é criado a partir de matéria vegetal em decomposição, serragem, folhas, galhos e feno. Ricos em carbono, esses materiais se decompõem muito lentamente. Assim como as aparas de grama e as cascas de vegetais, a urina contém nitrogênio suficiente para equilibrar o solo do jardim. Na verdade, para preservar o seu equilíbrio, necessita de tanta matéria rica em carbono como de azoto. O procedimento é simples: adicione um pouco de urina não diluída ao composto para ajudar a equilibrar as proporções de nutrientes no seu futuro solo.

  1. A urina mantém os animais longe do jardim
    gato de jardim
    Não suporta frutas e vegetais sendo devastados por gatos, coelhos ou raposas? Para evitar que toda essa tribo curiosa entre em seu jardim , você deve marcar seu território. O melhor truque não é outro senão usar sua própria urina. Se sentirem o cheiro dela, o que não suportam, provavelmente irão embora. E você finalmente vai se livrar disso!
  2. A urina evita que os cervos destruam o seu jardim
    Claro, a visão é bastante surpreendente quando cervos chegam inesperadamente ao seu quintal. Vá direto para a janela para tirar fotos e eternizar esse momento inusitado. O problema é que, depois que eles saem de onde vieram, você fica imediatamente decepcionado com o estado do seu quintal. Mais uma vez, se quiser mantê-los afastados, a solução de urina continua sendo a mais adequada. Para evitar que entrem, encha um spray com a sua urina e regue as árvores, a poucos metros do solo: o seu forte odor e sobretudo o alerta de uma possível presença humana devem desencorajar rapidamente o veado que se virará imediatamente.
  3. A urina é um excelente herbicida
    grama
    Você sabia que os ácidos da urina do seu cachorro matam a grama? Na verdade, eles secam ou queimam as raízes. Geralmente tudo depende do pH ácido do xixi. Porém, para matar ervas daninhas, a urina tem poderes semelhantes aos dos cães. Basta dar-lhes uma pequena chuva dourada para que desapareçam de circulação. Na verdade, se não for diluída, a urina humana é tão rica e concentrada em nitrogênio que pode queimar fácil e rapidamente essas ervas daninhas indesejadas. Este é um herbicida natural, ecológico e ultraeconómico!
  4. A urina atua como acelerador de compostagem
    Muitas vezes, quando fertilizamos nossas plantas, temos que nos munir de muita paciência, porque a compostagem pode demorar muito. No entanto, se você quiser acelerar o processo, a urina servirá perfeitamente. Na verdade, adicionado ao composto, graças ao seu ácido úrico, ajuda a promover a sua decomposição e até a enriquecê-lo.
  5. A urina combate doenças fúngicas no seu jardim
    doença fúngica de plantas
    As plantas podem desenvolver doenças fúngicas, como podridão das folhas e bolor. O ácido úrico, do qual falamos há pouco, também é muito eficaz para eliminar e desencorajar a invasão de fungos nas plantas. Para isso, você precisará diluir a urina para cerca de 50% e, em seguida, usar um borrifador para borrifar nas áreas afetadas. Você notará imediatamente que suas plantas serão muito menos afetadas por doenças.

Ainda há muitos estudos a serem feitos para democratizar o uso desse “fertilizante caseiro”. Uma coisa é certa, os seus benefícios são numerosos: a urina humana tem múltiplos poderes tanto no jardim como na área médica. E ele ainda não terminou de nos surpreender!