Há muita informação circulando sobre um mau hábito que todos temos: deixar o carregador conectado mesmo quando o Smartphone não está conectado. Muitas pessoas estão se perguntando exatamente esta questão. Existe realmente um risco ou é apenas desinformação? No entanto, as razões são bastante animadoras. Aparentemente, esta negligência pode levar a possíveis acidentes domésticos, mas também causar um desperdício significativo de energia.
carregamento do telefone001
Hoje, smartphones e tablets são dispositivos eletrônicos essenciais no dia a dia, tanto por motivos profissionais quanto pessoais. São ferramentas das quais não podemos mais prescindir e recarregá-las com frequência faz parte da nossa rotina diária. Às vezes pode acontecer que esqueçamos nossos celulares conectados ao carregador nas tomadas ou no isqueiro. O que por si só já é um mau hábito, pois pode danificar a bateria e o bom funcionamento do laptop. Porém, na maioria das vezes, não temos o reflexo de remover o carregador depois que nossos dispositivos estiverem totalmente carregados. Porém, os especialistas são formais: todos os cabos que não forem utilizados devem ser desconectados. Correndo o risco de superaquecimento perigoso!
Por que você não deixaria um carregador conectado sem o seu celular?
conecte o carregador
Deve-se lembrar que existem muitos modelos de carregadores de bateria em circulação que não atendem às normas em termos de controles e segurança elétrica. Os testes realizados por peritos da União Federal dos Consumidores revelaram, em particular, que os modelos chineses apresentam riscos significativos. Na verdade, alguns deles apresentam isolamento imperfeito entre a entrada e a saída do carregador, o que leva à possibilidade de choque elétrico. Além disso, alguns componentes elétricos foram encontrados mal montados ou de baixa qualidade. Por todos esses motivos, os carregadores podem causar curto-circuito ou até incêndio. Além disso, mesmo um carregador de má qualidade e com componentes mal montados pode causar muitos problemas.
Outras desvantagens não são desprezíveis. Em particular, o gasto energético, consequência ligada ao mau hábito de deixar o carregador de bateria vazio: corre-se o risco de consumir uma quantidade excessiva de energia se permanecer ligado, sem estar ligado a um portátil ou telemóvel. Novamente, a eletricidade ainda é consumida, mesmo que o consumo seja menor do que quando o dispositivo estava conectado. Saiba que o carregador transforma a tensão da corrente de saída da tomada mesmo quando não há conexão com o aparelho.
Por fim, deixar um carregador conectado pode prejudicar o meio ambiente: segundo o Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, um carregador conectado 3 horas por dia tende a consumir quase 185 Wh por ano, o que não é desprezível. Para evitar o desperdício desnecessário de energia e poupar dinheiro, é portanto uma boa ideia desligar os carregadores assim que terminar de carregar o seu dispositivo eletrónico.
Como prolongar a vida útil da bateria do seu celular?
telefone001
No caso do Smartphone, pode ser adotada uma estratégia para prolongar a vida útil da bateria. Basta usar um carregador rápido ou conectar seu dispositivo a uma porta USB. Mas você também pode usar o modo avião para economizar bateria.
Tenha cuidado, deixar o telefone conectado durante o carregamento pode danificar a bateria! Lembre-se também que carregar a bateria a 100% não é uma boa ideia, pois a alta tensão pode degradar sua qualidade. Portanto, é aconselhável conectar o seu celular várias vezes para evitar deixá-lo na tomada por muito tempo.
Se necessário, e se você estiver em um local muito ensolarado, lembre-se de proteger o aparelho da luz solar direta para evitar o superaquecimento do Smartphone.