Muitas pessoas sofrem de retenção de líquidos , principalmente nos braços, pernas, barriga ou rosto. Um problema que também pode piorar a saúde das nossas articulações. Para combatê-lo podemos contar com a natureza, criando tratamentos à base de remédios diuréticos, que nos ajudam a eliminar o excesso de líquidos .
Lembramos, porém, que nenhum tratamento pode ser eficaz se não for acompanhado de uma boa alimentação. Abaixo você encontrará a receita de uma sopa natural que pode te ajudar a combater a retenção de líquidos .
Um dos alimentos que podem causar ou piorar a retenção de líquidos é o sal, principalmente se refinado. Consumir pequenas quantidades de sal puro (sal marinho ou sal do Himalaia) é um hábito saudável, mas deve ser feito com inteligência e moderação.
Os alimentos prontos que compramos no supermercado estão carregados de sal, quase sempre refinado. Os alimentos processados tendem a perder o sabor, por isso são “enriquecidos” com sal. Elimine-os da sua dieta para promover a saúde renal.
Sopa de alface e erva-doce
Você sabia que a alface também pode ser consumida cozida? E qual tem ótimas propriedades digestivas? A alface é um excelente alimento diurético, que nos ajuda a regular o sistema nervoso. A sopa que descrevemos a seguir é o jantar ideal.
O Funcho, com o seu sabor especial, dará um toque adocicado à sopa, potenciando os seus efeitos digestivos e a expulsão de líquidos.
Use alface de cor mais escura, evitando a variedade iceberg (menos rica em nutrientes).
Ferva as folhas de alface por cerca de 2 minutos, não mais. Em uma frigideira, frite um pouco de cebola e alho por alguns segundos e depois acrescente um pedaço de gengibre.
Adicione cerca de 2 copos de água e cozinhe por cerca de 10 minutos. Adicione a alface e a erva-doce, cozinhando por cerca de 5 minutos. Depois de retirado do fogão, deixe esfriar e misture. Adicione uma pitada de sal e pimenta preta.