As 7 deficiências vitamínicas mais comuns e o que fazer com elas

A melhor maneira de garantir que você tenha todas as vitaminas e minerais de que seu corpo necessita é seguir uma dieta saudável e balanceada. Uma das principais razões pelas quais você sofre de uma ou mais deficiências vitamínicas é uma dieta incorreta.

A forma como os alimentos são armazenados e processados ​​pode afetar a forma como o corpo os absorve e os converte em nutrientes.

Mesmo um estilo de vida ruim pode contribuir para a deficiência de vitaminas, mesmo que você tenha uma alimentação saudável: abaixo listamos as 7 deficiências de vitaminas mais comuns e o que fazer com elas .

Vitamina B12 . Desempenha um papel vital no nosso corpo, pois apoia a produção de ADN e a formação de neurotransmissores no cérebro. Os sintomas mais comuns da deficiência de vitamina B12 são: dormência nas mãos, pés ou pernas, dificuldade para caminhar ou equilibrar-se, anemia, fraqueza e perda de memória. A vitamina B12 é encontrada em alimentos de origem animal.

Magnésio . Ajuda a desintoxicar o corpo de toxinas e previne enxaquecas e doenças cardiovasculares. Os sintomas de deficiência de magnésio são: perda de apetite, náuseas, cansaço e fraqueza. Em casos graves também cólicas, arritmia cardíaca e alterações de humor. O magnésio é encontrado em vegetais de folhas verdes e em algumas leguminosas, sementes e frutas secas (gergelim, girassol e abóbora).

Vitamina D. É essencial para a saúde óssea e sua deficiência pode levar à osteoporose. Outros sintomas são: cansaço, dores musculares, obesidade e sistema imunológico ineficiente. Para obter vitamina D é necessário expor-se ao sol, mesmo que por alguns minutos.

Ferro . É muito importante porque apoia o corpo na produção de glóbulos vermelhos. Quando sofremos de deficiência de cálcio, nosso corpo não consegue transportar oxigênio suficiente. Os alimentos que mais contêm ferro são: carne bovina, ostras, espinafre, lentilha e legumes em geral.

Futebol . É essencial para a saúde óssea, mas também ajuda na função muscular e nervosa. Os sintomas mais comuns da deficiência de cálcio são: cansaço, cãibras musculares, arritmia cardíaca e falta de apetite. O cálcio é encontrado em vegetais crus, leite e frutas cítricas.

Ácido fólico . É muito importante principalmente para mulheres grávidas, e sua deficiência provoca sintomas como cansaço, úlceras orais e queda de cabelo. Para combater a deficiência de ácido fólico, é necessário aumentar o consumo de vegetais de folhas verdes, laranjas, legumes e cereais.

Vitamina E. É essencial para manter o cérebro saudável e regular o colesterol. A deficiência de vitamina E causa sintomas como fraqueza muscular, perda de massa muscular e problemas de visão. A melhor fonte de vitamina E são os alimentos, por isso sugerimos o consumo de avelãs, amêndoas, nozes, sementes, azeite, legumes e vegetais de folhas verdes.