Há muita confusão sobre os ovos. Há quem diga que comer uma certa quantidade faz mal, e quem diga o contrário. Mesmo no mundo científico, as opiniões são conflitantes: não existe um número oficial de quantos ovos você pode comer por semana e quantos podem realmente ser prejudiciais.
Na realidade, a quantidade de ovos depende, sem dúvida, da saúde de quem os ingere. O ovo é um alimento altamente nutritivo e adequado para consumo por qualquer tipo de pessoa.
quantos ovos por semanaSegundo as opiniões mais comuns, crianças, pessoas de estatura média e pessoas inativas podem comer 3-4 ovos por semana, enquanto pessoas fisicamente ativas e corpulentas podem comer 7, desde que não haja contra-indicações ou problemas de saúde particulares.
Quem deve evitar comer muitos ovos? Segundo estudo, quem sofre de doenças cardiovasculares ou diabetes tipo I deve evitar o abuso de ovos, pois o intestino absorve mais colesterol.
O ovo é um alimento altamente proteico, energético e nutritivo. Muitas coisas negativas foram ditas sobre ele, incluindo a sua capacidade de alterar os níveis de colesterol. No entanto, alguns estudos realizados recentemente confirmaram que o ovo não aumenta os níveis de colesterol no sangue.
Estudos têm demonstrado, de facto, que aproximadamente 80% do colesterol é produzido pelo nosso corpo e os restantes 20% provêm dos alimentos que ingerimos. Eliminar os ovos teria um efeito muito pequeno na quantidade de colesterol no sangue, é muito melhor evitar alimentos gordurosos, fritos e processados.