Tratamentos e segredos para evitar que o ciclâmen resseque durante todo o inverno

Com a chegada da primavera nos terraços, varandas ou jardins de toda a Itália e além, o ciclâmen começa a aparecer , trazendo a beleza de suas inflorescências coloridas à disposição de qualquer jardineiro iniciante. Poucas pessoas sabem, porém, que o ciclâmen não é uma planta sazonal, mas sim uma planta perene que, se bem cuidada, pode resistir depois do inverno e continuar a dar-nos flores ainda na estação seguinte.

O ciclâmen é semeado em janeiro por viveiristas que cuidarão dele durante todo o período quente , dando à planta o que ela precisa para um melhor crescimento vegetativo, chegando em setembro e outubro com um produto florido e atrativo para o mercado. É aqui que intervimos, atraídos pelas cores vivas e variadas desta planta e pela possibilidade de trazer cor ao jardim nos meses em que esta cor vai desaparecendo gradualmente . Mas como podemos evitar que a magia acabe ano após ano?

Ciclâmen perene, o que você terá que fazer é protegê-lo durante o verão!
Tratamentos e segredos para evitar que o ciclâmen resseque durante todo o inverno
semente de ciclâmen (vídeo na tela do youtube-Vivai le Georiche)-Orizzontenergia.it
Quando falamos em ciclames, muitas pessoas pensam em uma planta delicada, capaz de florescer durante o outono e início do inverno e depois desaparecer inexoravelmente. Pelo menos é o que acontece com a maioria de nós, mas esta situação poderia ser evitada com alguns movimentos.

Em primeiro lugar teremos que estar atentos à instalação dos tubérculos, quando a nossa planta terminar o seu ciclo de vida, aliás, teremos que armazenar estes tubérculos de forma adequada em local fresco , escuro e sobretudo ventilado. A faixa de temperatura ideal para a manutenção desta planta é de 4 a 20 graus centígrados, por isso no verão pode ser útil trazê-la para dentro de casa se não quiser que perca todas as folhas.

Durante a fase de repouso vegetativo não devemos fornecer água , esta planta tem muito medo de umidade elevada e, mesmo na fase de crescimento devemos regar apenas quando necessário, ou seja, quando os primeiros centímetros de solo estiverem completamente secos.

O solo escolhido para o cultivo do ciclâmen também é essencial , aliás é preciso lembrar que esta planta cresce em matas de montanha onde o solo é rico, fresco e bem drenado . Teremos, portanto, que escolher substratos de alta qualidade e possivelmente replantar a nossa planta antes da próxima fase vegetativa para dar espaço para que os tubérculos e as raízes se expandam.

Tratamentos e segredos para evitar que o ciclâmen resseque durante todo o inverno
botão de ciclâmen (vídeo na tela do youtube-Vivai le Georiche)-Orizzontenergia.it
Mesmo em casa é possível reproduzir esta planta a partir da semente que permanecerá abundante após a queda da flor , esta deverá ser colhida e envasada em agosto, desta forma não obteremos as flores no inverno seguinte, mas sim depois de 18 meses teremos plantas fantásticas e prontas para florescer.

Finalmente, você precisará prestar atenção a alguns parasitas, como o mofo cinzento , ao qual as plantas de ciclâmen estão particularmente sujeitas. Aos primeiros sinais de doença será necessário intervir com podas direcionadas ou, nos casos mais graves, com produtos específicos.

Ao manter o seu ciclâmen nestas condições poderá tê-los no seu jardim ou varanda durante anos, garantindo-lhe a sua profusão de cores em todas as estações e a satisfação de ter conseguido manter uma planta viva mesmo nas dificuldades. A gratidão chegará no inverno quando , enquanto o resto do seu jardim se prepara para murchar, o ciclâmen se tornará o protagonista indiscutível, mantendo o seu oásis verde um paraíso de cores únicas.