Quando decidimos dedicar tempo à limpeza, nada deve ser deixado de lado. O risco, neste caso, é o de gastar tempo e energia desnecessariamente. Na verdade, mesmo um pequeno descuido ou distração poderia minar inesperadamente todos os nossos esforços.
Uma das superfícies que mais facilmente se suja numa casa é, como todos sabem, o chão . Claro, isso requer atividades de limpeza frequentes . Inicialmente, os resultados atendem perfeitamente às nossas expectativas, mas depois de uma série de lavagens, embora possa parecer um absurdo, não é incomum descobrirmos que na realidade o piso não está tão limpo. Como corrigi-lo? Vamos descobrir juntos.
O SEGREDO PARA TER SEMPRE UM PISO LIMPO
O facto de o chão não ficar perfeitamente limpo depois de lavado não depende tanto do nosso nível de competência nas tarefas domésticas, mas sim da falta de atenção que por vezes é dada aos objectos com que limpamos. Nesse caso, é a vassoura usada para lavar pisos, ferramenta mais conhecida como “esfregão”. Na verdade, o chão não pode estar perfeitamente limpo se, por sua vez, o pano que decidimos utilizar não o estiver.
A cada nova utilização, o “esfregão” acumula cada vez mais sujidade , germes e bactérias entre as suas cerdas. É nossa função, antes de proceder à lavagem do chão, certificar-nos de que o pano está limpo e em bom estado , da mesma forma que quando, antes de cozinhar, verificamos se os utensílios estão perfeitamente limpos.
Se o “esfregão” estiver muito sujo, vale a pena tentar limpá-lo antes de proceder à sua possível substituição. Isso é possível graças ao uso de um ingrediente que normalmente nunca falta na despensa: o bicarbonato de sódio .
Como limpar o pano que você usa para lavar o chão
Já se foi o tempo em que não sabíamos a real utilidade do bicarbonato. Hoje, de fato, é utilizado de várias maneiras: desde fermento em sobremesas até ingrediente chave em remédios caseiros para limpeza da casa. Mesmo neste caso, o bicarbonato pode ser muito útil, graças às suas propriedades naturais de remoção de manchas, higienização e anti-odor .
Para proceder à limpeza da esfregona com que lavamos o chão, basta deixá-la de molho durante cerca de duas ou três horas numa solução à base de água quente e duas colheres de sopa de bicarbonato dissolvido nela.
Passado o tempo necessário, não só o terrível cheiro de sujeira e poeira não sairá mais das cerdas, mas todos os resíduos de germes e bactérias acumulados em seu interior terão sido erradicados . Além disso, este remédio não exige tempo: enquanto esperamos que o bicarbonato siga seu curso, de fato, podemos facilmente realizar outras atividades.